Publicidade

Gravidez e bebê

Baba, baby: é normal o bebê babar tanto?

O excesso de baba geralmente está relacionado à fase em que o bebê leva mais as mãos à boca e pode sinalizar o início da dentição

| ACidade ON -

Baba de bebê
 

Você provavelmente já reparou que o seu filho, de repente, passou a babar mais. Haja paninho de boca para lidar com tanto líquido! Às vezes, a baba do bebê é tão intensa que o rostinho e o pescoço ficam completamente molhados, inundando até a gola de blusinhas e macacões. Para evitar tantas trocas de roupas, você pode adotar aqueles babadores bandanas, que são um charme.

Por que ele saliva muito?
A baba do bebê é uma reação orgânica normal. Primeiro, porque a criança, nessa etapa, coloca mais as mãos na boca - e também gosta de chupar ou sugar certos brinquedos. 

Outra possível explicação é que alguns bebês começam a ter sinais de dentição aos quatro meses de vida. Mesmo que o primeiro dente só apareça aos cinco ou seis meses, a baba pode vir antes. 

A saliva, vale saber, é produzida nas seis glândulas salivares existentes na região da boca, que podem fabricar de dois a quatro litros por dia. Em bebês, o excesso de baba pode ser resultado de músculos subdesenvolvidos em volta da boca - afinal, a criança ainda não mastiga! -, muita produção de saliva ou pouco controle da deglutição.

Quando devo me preocupar?
Até os 18 meses de vida, em média, seu filho ainda vai babar bastante. Não há motivo para se preocupar, pois a saliva ajuda a mastigar e a engolir melhor os alimentos e até a manter a boca hidratada e os dentes livres de cáries. No entanto, se o excesso parecer fora do comum, converse com o pediatra. 

Quer saber mais? BabyHome tem uma newsletter gratuita, para você saber como seu bebê se desenvolve na barriga, semana a semana. Saiba como assinar aqui.

Mais notícias


Publicidade