Publicidade

Gravidez e bebê

Seios: cuidados especiais para adotar desde já

Lavar as mamas com bucha ou passar hidratante não são recomendáveis. Saiba quais precauções tomar ao preparar os peitos para a amamentação

| ACidade ON -

Preparando os seios para a amamentação
 

 1. Chuveiro  

 Lave os mamilos e as aréolas apenas com água. Não use sabonete de nenhum tipo, pois o produto costuma remover a hidratação natural local e provocar ressecamento e rachaduras no futuro. Evite, também, aplicar hidratantes nessas áreas.1. Chuveiro

 2. Banho de sol

Embora não haja comprovação científica, alguns médicos recomendam expor os mamilos ao sol, durante 5 a 10 minutos, antes das dez horas da manhã e/ou após as quatro horas da tarde, como forma de prepará-los. A melanina, pigmento que dá cor à pele, costuma deixá-la mais resistente. Uma alternativa é expô-los a um banho de luz com uma lâmpada de 40 watts a cerca de um palmo de distância, pelo mesmo período de tempo. 


3. Cremes hidratantes 

Cremes e pomadas não servem para preparar os mamilos para a amamentação, muito pelo contrário: eles podem sensibilizá-los e, assim, deixá-los mais resistentes. Esses produtos ajudam a minimizar os danos causados por possíveis rachaduras pós-parto, sendo que o problema costuma surgir por causa de técnicas incorretas de amamentação.

4. Bucha 

Nada de friccionar os mamilos com bucha ou toalha para torná-los resistentes às fissuras. Além de não adiantar nada, o esfrega-esfrega intenso provoca pequenas lesões que aumentam o risco de infecções. E mais: a estimulação das mamas libera ocitocina, hormônio que pode levar à indução do parto prematuro nas gestações de risco. 

5. Sutiã 

Adote sutiãs de sustentação confortáveis, que mantenham os seus seios no lugar certo com o máximo conforto. Fuja de modelos com barbatanas, que machucam e prejudicam as glândulas mamárias. 

6. Cabeça tranquila 

Acredite em você e na sua plena capacidade de amamentar. Mantenha pensamentos positivos, confiança em si mesma e no seu obstetra, que tudo vai dar certo! 

Quer saber mais? BabyHome tem uma newsletter gratuita, para você saber como seu bebê se desenvolve na barriga, semana a semana. Saiba como assinar aqui.

Mais notícias


Publicidade