Publicidade

Gravidez e bebê

Previna-se contra as varizes

O aumento da pressão arterial pode provocar o aparecimento do problema nas pernas e até levar à trombose. Veja como evitar

| ACidade ON -

Varizes na gravidez
Veias aparentes na região da barriga, dos seios e, em especial, das pernas são um sintoma comum da gestação. Elas se tornam mais evidentes porque os hormônios deixam as paredes dos vasos mais flexíveis para a passagem do sangue, cuja circulação aumenta bastante durante a gravidez. E como a pele se estica à medida que a silhueta aumenta para abrigar o bebê, as veias ficam bem visíveis e podem se converter em varizes por causa da pressão arterial. A influência genética é um fator preponderante, mas o uso de roupas apertadas e o sobrepeso contribuem bastante para o problema. 

As varizes não são um problema apenas de cunho estético. Na gestação, vêm acompanhadas de dores no local, câimbras, inchaço, coceira e sensação de pernas pesadas. O maior risco é o surgimento de trombose e consequente interrupção do fluxo no local. Para combatê-las, adote os conselhos a seguir: 

  • Eleve as pernas sempre que puder, para melhorar a circulação local - essa região costuma ser a mais afetada. Para dormir, apoie os pés em um travesseiro firme. 
  • Não fique muito tempo na mesma posição. Caminhe um pouco ou estique as pernas quando puder. Se ficar sentada a maior parte do dia, evite cruzar as pernas. 
  • Fique de olho na balança. Na gravidez, o ganho de peso pode acontecer repentinamente.  
  • Cogite usar meias de compressão, que ajudam na circulação local. 
  • Você sabia que as temidas hemorroidas são varizes na região anal? Combata-as aumentando o consumo diário de fibras e ingerindo muita água.  

Quer saber mais? BabyHome tem uma newsletter gratuita, para você saber como seu bebê se desenvolve na barriga, semana a semana. Saiba como assinar aqui.

Mais notícias


Publicidade