Publicidade

Gravidez e bebê

Hora do banho do bebê: 10 dicas para colocar em prática já!

Preparo, quanta água, temperatura, cuidados... algumas dicas que BabyHome separou pra ajudar você na hora do banho.

| ACidade ON -

Não precisa ter medo da hora do banho do bebê. Com um pouco de prática e algumas dicas, logo você nem vai lembrar o quanto parecia difícil no começo. 


1. O preparo 

Deixe tudo preparado antes, não só no banheiro como no trocador inclusive, a roupa que o bebê vai vestir. Enquanto faz isso, mantenha o bebê no berço se estiver só para evitar acidentes. 


2. Volume da água 

Lave a banheira antes do banho da criança. Aliás, ela deve ser usada apenas para esse fim. Não precisa enchê-la muito a quantidade de água deve cobrir até o umbigo do bebê. 


3. Temperatura do banho do bebê 

A água do banho do bebê deve estar morna, com temperatura em torno de 37ºC a 38ºC. Há quem prefira ferver a água, pelo menos até a queda do coto, mas não é obrigatório. O importante é que a temperatura não agrida a pele do bebê. Um bom jeito de checar é colocar a parte interna do seu braço na banheira. Por ser uma região mais sensível, você vai avaliar se a temperatura está boa para o seu filho. 


4. Ao levá-lo à banheira 

Os bebês costumam se assustar ao serem levados à banheira, pois têm a sensação de que estão caindo. Eles chegam até a levantar as mãos (é o reflexo de Moro). Uma forma de amenizar esse susto é colocar seu bebê primeiro de frente para a água e só depois virá-lo de costas. Ou enrolá-lo na toalha-fralda. 


5. O truque da toalha-fralda 

Para dar mais segurança, você pode enrolar seu bebê em uma toalha-fralda, como um charutinho. Lave o rostinho com algodão molhado. Em seguida, molhe a cabeça com água (o corpo fica fora da banheira por enquanto). Passe o sabonete líquido para bebês (hipoalergênico) e enxague. Seque a cabeça e o rosto. Só então, mergulhe o corpo do seu filho na água, enrolado na toalha-fralda, começando pelos pés. Abra a toalha de um lado, lave essa parte e cubra de novo. Depois o outro braço e, por fim, as pernas e a região genital. Retire a fraldinha, vire o bebê e lave a região posterior. 


6. Como segurar o bebê no banho 

Quando ele estiver de barriga para baixo: com uma das mãos, segure o braço dele na região da axila e apoie o peito e sua cabeça no seu antebraço. 

Quando estiver de costas: da mesma forma, segure o braço com sua mão, na altura da axila, e deixe suas costas e cabeça apoiadas no seu antebraço. Você também pode segurar a região da nuca do bebê com a mão, apoiando as costas dele em seu antebraço. Neste caso, o ideal é também lavar primeiro o rosto (pode ser com algodão molhado) e a cabeça e, depois, o tronco e o resto do corpo. Deixe por último os genitais e o bumbum, para evitar contaminações. Mantenha sempre a cabeça da criança elevada. 


7. Secar 

A toalha-fralda é a peça ideal para enxugar os bebês, por causa da textura macia. Enxugue de cima para baixo (da cabeça para os pés), com o cuidado de deixar cada dobrinha (pescoço, axilas, vãos entre os dedos) bem seca. A pele do bebê é muito delicada e fica assada fácil. 


8. Frequência 

Nas regiões mais quentes ou em períodos do ano com mais calor não há problema em dar mais de um banho por dia. 


9. Hora para o banho do bebê 

Não há um padrão; afinal, cada família tem sua rotina. Porém, evite as horas mais frias do dia. O começo da tarde é o ideal, neste caso. 


10. Interaja! 

Mesmo rápido, para evitar que o bebê sinta frio, dá para aproveitar o banho para conversar com o seu filho, cantar, fazer contato olho no olho e, claro, estreitar o vínculo de amor que a cada dia cresce entre vocês. Você também pode colocar uma música suave, de fundo, para ajudar a relaxar.   

 

Quer saber mais? BabyHome tem uma newsletter gratuita, para você saber como seu bebê se desenvolve na barriga, semana a semana. Saiba como assinar aqui.

Mais notícias


Publicidade