Publicidade

Gravidez e bebê

Período fértil: saiba quando ele começa e termina

O que é o período fértil? Como calcular o período fértil e o dia da ovulação? E quando o ciclo é irregular? Confira as dicas que BabyHome separou pra você!

| ACidade ON -

A segunda semana após a sua última menstruação corresponde ao chamado período fértil da mulher. Para aquelas que apresentam o ciclo regular de 28 dias, o 14º dia depois da chegada da menstruação é o ápice dessa fertilidade. No entanto, é válido lembrar que, no total, essa fase dura cerca de 6 ou 7 dias. Sendo assim, considere 3 dias antes e 3 depois do 14º dia. Essa informação é muito importante, já que o espermatozoide pode sobreviver no corpo da mulher por até 5 dias. 


Como calcular o período fértil e o dia da ovulação 

Para descobrir qual é o seu período fértil, conte 14 dias a partir do primeiro dia da sua última menstruação, incluindo a própria data em que ela desceu. Ou seja, se você menstruou no dia 5, o seu pico de fertilidade vai acontecer no dia 18 daquele mês. Considerando 3 dias antes e 3 depois, sua fase fértil vai do dia 15 a 21. 

Se o seu ciclo é regular, mas com outra duração, subtraia 14 dias dele e você terá o dia mais provável da ovulação num ciclo de 32 dias, por exemplo, o dia mais fértil será o 18º após o primeiro dia da menstruação. Então, é só contar 3 dias antes e 3 depois. 


E quando o ciclo é irregular? 

Mas essa conta só é possível se a sua menstruação é regular. Se você tem ciclos irregulares, pode descobrir qual é seu período fértil ficando atenta aos sinais que seu corpo dá quando ovula ou fazendo um teste de ovulação que se compra em farmácia. Você também pode ter uma ideia ao acompanhar seu ciclo por pelo menos seis meses e anotar todas as datas de início de menstruação, depois subtrair 14 de cada uma delas assim, vai ter uma ideia de qual é a sua janela fértil, que terá, obviamente, mais dias considerados possíveis por conta da margem de erro. 


O que é o período fértil? 

Durante essa etapa, pense que todo o seu corpo está se preparando para abrigar o bebê. O útero sofre modificações profundas para receber o futuro embrião em desenvolvimento. Seu revestimento interno, chamado endométrio, torna-se mais espesso e vascularizado devido à ação dos hormônios produzidos pelos ovários. 

A cada mês, cerca de 100 a 150 óvulos começam a amadurecer dentro de sacos cheios de fluido protetor chamados folículos. Em geral, só um desses óvulos amadurece e fica pronto para deixar o ovário e seguir pela tuba uterina (trompa) ao encontro dos espermatozoides o tão esperado momento da fecundação durante a relação sexual e depois ser "implantado" no útero.
Se o óvulo não for fertilizado durante um período de 24 horas após a sua liberação ele "morre", o folículo seca, a membrana do útero se desprende e depois de alguns dias vem a menstruação novamente.
 


Quer saber mais? BabyHome tem uma newsletter gratuita, para você saber como seu bebê se desenvolve na barriga, semana a semana. Saiba como assinar aqui.

Mais notícias


Publicidade