Publicidade

Gravidez e bebê

Quase lá: veja os sinais que indicam que o parto está próximo

Quais são os sinais? Mantenha a calma, vai dar tempo de chegar ao hospital, confira as dicas que separamos pra você!

| ACidade ON -

 

O tampão mucoso saiu, o bebê encaixou, a cólica está mais forte Esses são todos sinais de que o bebê vai nascer em breve. Segundo os médicos, o trabalho de parto ainda mais na primeira gravidez pode durar de 8 a 12 horas. Às vezes, até mais. Por isso, não precisa sair feito louca pela rua com a mala da maternidade ao sentir a primeira pontada na barriga. Muitas vezes, o medo e o estresse podem prolongar essa fase e dificultar tudo. Então, tente manter a calma. Você terá tempo para chegar ao hospital em alguns casos, esses sinais surgem até duas semanas antes. Confira!   


Primeiro sinal de que o bebê vai nascer: "queda do ventre" 

Ocorre quando o bebê desce e encaixa a cabeça na pelve. É um processo que diminui um pouco o tamanho da barriga da grávida. Você sentirá um certo alívio porque isso vai facilitar a respiração e a digestão. Além disso, também vai se sentir mais confortável ao se sentar, pois a sensação de compressão do útero diminui. O peso na região do baixo ventre, porém, pode incomodar e exigir o uso de cintas, além de mais idas ao banheiro. O encaixe pode acontecer a partir da 36a semana. 


Bebê menos ativo: ele encaixou! 

Não se apavore se, no fim da gestação, seu filho passar a se mexer menos. Isso é normal por causa do encaixe. Ele vai continuar a se mover, mas um pouco menos. Quando se preocupar? Se ele não se mexer por mais de 12 horas seguidas. Nesse caso, avise o médico o quanto antes.  

 

Está chegando: saiu o tampão mucoso

O tampão é uma secreção que lembra catarro, às vezes com um pouco de sangue, que sai pela vagina quando o parto está próximo. O tampão mucoso preenche o canal cervical (colo do útero) e forma uma barreira entre a bolsa amniótica e a vagina. Ele também é chamado de "sinal" porque coincide com o início da dilatação do colo do útero, de 10 a 15 dias antes do parto.
 


Contrações uterinas: o bebê vai nascer! 

No começo, você vai perceber que elas são espaçadas e não causam dor. Com o passar dos dias, ficam mais constantes e se parecem com cólicas menstruais. Depois, tornam-se cada vez mais intensas, e saem das costas em direção à barriga e aos quadris. É a hora de começar a contar. Se, nesse período, você tiver três contrações de maneira regular (uma a cada 10 minutos), está em trabalho de parto. São os sinais de que o bebê vai nascer! 

Outro desses sinais é o fato de a barriga ficar mais dura. Não se desespere: avise seu obstetra e vá com calma para a maternidade. Este é só o início do trabalho de parto. É importante saber: o falso trabalho de parto pode se transformar em verdadeiro em questão de minutos. Por isso, cronometre suas contrações!
 

Quer saber mais? BabyHome tem uma newsletter gratuita, para você saber como seu bebê se desenvolve na barriga, semana a semana. Saiba como assinar aqui.

Mais notícias


Publicidade