Publicidade

Gravidez e bebê

Leitura: como ler livros para o bebê e prender sua atenção

Saiba como despertar o interesse do seu filho para as histórias e estimule esse momento de fantasia ao torná-lo parte da rotina...

| ACidade ON -

Estilo pop-up, com texturas, poesias, contos de fadas São muitas as opções disponíveis de livros para os bebês para estimular a fantasia. O importante é que você conduza esse momento com carinho e atenção. Se for na hora de dormir, deite-se com o seu filho e coloque o livro sobre vocês. Caso prefira ler durante o dia, numa sessão de brincadeiras, deixe que a criança segure o livro e a ensine a virar as páginas.



Ao ler, não se esqueça de fazer diferentes tons de voz conforme a situação ou o personagem. Vá perguntando, também, onde está o gatinho ou a bola na página e incentive a reprodução de sons. A repetição é muito importante, pois serve para que os pequenos absorvam os conteúdos apresentados. Por isso, saiba que você vai precisar contar a mesma história um montão de vezes. A cada leitura, um novo elemento é assimilado e compreendido.



Obras de poesia ou que contam com cantigas populares ilustradas também têm grande importância, pois sua sonoridade, além de prazerosa aos ouvidos infantis, contêm rimas de fácil memorização e aprendizado.



Ler sempre nos mesmos momentos do dia (antes de dormir, por exemplo) contribui ainda mais para a compreensão da rotina, fortalece o vínculo afetivo entre vocês e cria e estabelece o hábito e o amor pela leitura.



Quer saber mais? Assine nossa newsletter e receba toda semana mais matérias sobre como o seu bebê está se desenvolvendo. É rápido e gratuito.

Mais notícias


Publicidade