SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Richard Donner, diretor de filmes como “Superman” e “Os Goonies”, morreu nesta segunda-feira (5), aos 91 anos, de acordo com sua esposa, a produtora Lauren Schuler Donner. A causa da morte não foi divulgada.
Nascido em Nova York, o cineasta esteve por trás de grandes sucessos de bilheteria dos anos 1970 e 1980. Muito antes da atual onda de heróis no cinema, ele dirigiu Christopher Reeve em “Superman: O Filme” e “Superman 2: A Aventura Continua”, e ainda esteve por trás do clássico oitentista “Os Goonies”.
Outra franquia concebida por ele foi “Máquina Mortífera”, estrelada por Mel Gibson e Danny Glover. Donner dirigiu os quatro longas da saga sobre uma dupla de policiais de Los Angeles que precisa pôr as diferenças de lado para caçar um traficante de drogas.
Donner também dirigiu “A Profecia”, clássico do terror de 1976, “O Feitiço de Áquila”, de 1985, e “Teoria da Conspiração”, de 1997. Seu último trabalho foi “16 Quadras”, de 2006, sobre um policial alcoólatra que precisa escoltar uma testemunha para o tribunal, 16 quadras distante de onde ela está.