Publicidade

mundodosbichos

O que é equoterapia?

Tratamento é indicado em casos de problemas físicos e psicológicos

| ACidade ON -

 

Você conhece a equoterapia e os seus benefícios?  

A equoterapia é um método que faz uso do cavalo para auxiliar na reabilitação de pessoas que sofreram danos cerebrais e motores e no tratamento de portadores de deficiências.

Frequentemente procurada devido ao vínculo que permite estabelecer com o meio ambiente, a equitação terapêutica, como também é conhecida, se destaca pelo contexto de ar livre em que é realizada. Esse ambiente favorece o relaxamento e a eficácia dos resultados, que podem surgir mais rápido do que em tratamentos convencionais realizados em hospitais e clínicas.

A terapia funciona como um recurso complementar, e não elimina a necessidade de tratamentos em paralelo. Para sua realização, é indicado que o praticante tenha sempre o acompanhamento de um fisioterapeuta, fonoaudiólogo e psicólogo para melhores resultados.

Segundo a psicóloga e fonoaudióloga Regina DallAcqua Jardim, a equoterapia proporciona um trabalho de motricidade global que envolve grupos musculares do corpo todo. "Os ganhos posturais de equilíbrio, coordenação motora e melhora da tonicidade muscular levam a uma maior consciência corporal."

Os próprios movimentos do cavalo estimulam os ajustes posturais do praticante, que endireita a coluna para responder aos desequilíbrios criados pela movimentação do animal.

Além dos benefícios físicos, a equoterapia também traz vantagens psicológicas ao praticante. Quando ele se descobre capaz de conduzir um animal de grande porte, como o cavalo, ocorre um grande reforço na sua autoestima. Essa sensação de força e liberdade favorece melhoras significativas em seu quadro clínico e até em seu convívio social.  

 

Texto: Dacyo Cavalcante  

 



Mais notícias


Publicidade