Aguarde...
Mundo dos Bichos

CIÊNCIA

Dia nacional da árvore

Você sabia que cada região brasileira tem uma árvore-símbolo que a representa?

| ACidade ON

 Hoje, dia 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore, a data que tem o objetivo de conscientizar sobre a importância da preservação ambiental e estimular o plantio de árvores.

Mais do que nunca, a preservação do meio ambiente está no radar das principais potências mundiais devido à ameaça do aquecimento global e mudanças climáticas que afetam todo o planeta. As árvores, que muitas vezes não recebem a devida atenção, tem um papel fundamental no controle de umidade do ar, do regime de chuvas, na temperatura do ambiente e no controle do desgaste do solo.

Com a urbanização e o avanço da fronteira agrícola, o desmatamento vem aumentando consideravelmente e acende um alerta devido aos impactos negativos em todo o ecossistema. Um ambiente com menos árvores impacta diretamente na vida dos seres vivos da região, afetando a biodiversidade e o equilíbrio ecológico. Além de afetar a vida dos animais, a falta de árvores impactam na redução de poluição do ar, na umidade e na qualidade de vida como um todo.

Você sabia que cada região brasileira tem uma árvore-símbolo que a representa?

Sudeste
A região sudeste é representada pelo Pau-Brasil. Esta árvore é nativa das florestas tropicais brasileiras e tem o nome científico de Caesalpinia echinata. O Pau-Brasil também é conhecido como: ibirapitanga, paubrasilia, orabutã, brasileto, ibirapiranga, ibirapita, muirapiranga, pau-rosado, pau-de-pernambuco.  


Nordeste 
A Carnaúba é a árvore representante do nordeste. Possui o nome científico de Copernicia prunifera e popularmente conhecida como árvore que arranha, devido sua camada de espinhos que cobre a parte inferior do caule.  



Norte
A árvore da região norte é a Castanheira, ela que corre risco de extinção devido ao desmatamento. Possui o nome científico de Bertholletia excelsa, pode ser encontrada próximo das margens de grandes rios e podem atingir até 50 metros de altura.  


Centro oeste
A região centro-oeste é representada pelo Ipê-amarelo, ou também conhecido como ipê-amarelo-flor-de-algodão. Esta árvore possui flores amarelo-dourado que se agrupam em cachos e encantam a todos durante a sua floração, que geralmente ocorre no inverno
 


Sul
A Araucaria angustifolia, que também é popularmente conhecida como Pinheiro-do-paraná, Curi, Pinheiro-brasileiro, Pinheiro-caiová, Pinheiro-das-missões e Pinheiro-são-josé. Como a castanheira, esta árvore também sofre risco de extinção devido ao desmatamento. Ela chama a atenção devido ao seu formato característico e pode medir até 50 metros de altura.
 

 

texto: Juliana Baptista

Mais do ACidade ON