Publicidade

mundodosbichos

A diferença entre protozoário e vírus

O que são? Como sobrevivem? Quais suas características?

| Mundo dos bichos -

Você deve ter visto uma discussão recente sobre protozoários e vírus, vamos relembrar algumas noções biológicas básicas?
Os protozoários são seres vivos unicelulares. Sim! Uma única célula é tudo o que constitui um protozoário e ele é microscópico, sendo sua visualização possível com o auxílio de um microscópio óptico.  

protozoário


Eles podem causar certas doenças, como a de Chagas, amebíase, malária, mas nem todos os protozoários são patogênicos¹.
Já os vírus são bem mais simples que os protozoários: sequer são formados por células e sua visualização se dá com o uso do microscópio eletrônico, instrumento muito mais potente que o microscópio óptico. 

Mas o que forma o vírus? De maneira geral eles tem um envoltório externo formado basicamente por proteína e que abriga determinado material genético, podendo ser este o DNA² ou o RNA³, poucos vírus possuem os dois materiais genéticos juntos.
Os vírus não são considerados seres vivos e sim parasitas intracelulares obrigatórios, pois só parasitando uma célula é que são capazes de se manter. Isso porque eles não produzem alimento e não conseguem se reproduzir sozinhos, ou seja, sem parasitar uma célula hospedeira.  
 

protozoário

Várias doenças que acometem o ser humano são causadas pelos vírus, por exemplo: gripe, sarampo, febre amarela, febre chicungunha, etc. 

Notou como são gritantes as diferenças entre os protozoários e os vírus? E olha que todas as informações são aquelas das aulas de Ciências do Ensino Fundamental, basta apenas relembrar os conceitos.




¹Que provocam ou podem provocar uma doença.
²Ácido desoxirribonucleico.
³Ácido ribonucleico. 



>

Mais notícias


Publicidade