Publicidade

mundodosbichos

Louva-a-deus: o mestre da camuflagem!

Na natureza, existem muitas maneiras de se proteger de potenciais predadores. Mas talvez nenhuma forma de proteção seja tão astuta como a camuflagem

| Mundo dos bichos -

Na natureza, existem muitas maneiras de se proteger de potenciais predadores: um casco protetor, veneno, tamanho ou velocidade, entre outros fatores. Mas talvez nenhuma forma de proteção seja tão astuta como a camuflagem.

Aí você me pergunta: Nossa! Por que está falando sobre camuflagem?

A resposta é: porque não teria como não falar de camuflagem quando o assunto é louva-a-deus. O louva-a-deus, que está à espera de qualquer inseto que passe no seu caminho, mantém os membros anteriores debaixo da cabeça, pronto para dar o bote e agarrar uma refeição.

Esse rapaz aí pertence à Classe: Insecta e à Ordem: Mantodea e atualmente existem mais de 2.500 espécies de louva-a-deus, divididas entre oito famílias.

Abaixo, o louva-a-deus está se alimentando de um inseto. 

louva-a-deus se alimentando de um inseto. Episcopomantis chalybea - Inaturalist - Christina Burnham
Um fato que assusta sobre esse inseto é que as fêmeas devoram seus parceiros, meu deus, como?

O canibalismo é um comportamento natural das fêmeas e machos em diferentes espécies de louva-a-deus. Mantis Sexual Cannibalism European - Oliver Kommerglin

Depois de acasalar, a fêmea às vezes devora o macho para obter os nutrientes necessários à fabricação dos ovos, assim ela pode produzir uma quantidade muito maior de ovos.

Durante o encontro da fecundação, o macho corre o risco de ser devorado. Já no começo, o macho quase sempre perde literalmente a cabeça. Já se comprovou que o macho não desiste nem que seja decapitado.

A razão disso é que o cérebro do louva-a-deus não rege todas as suas funções de movimento e quase que serve apenas para o funcionamento do olfato e da visão.

O resto do comportamento é regido por gânglios abdominais.

Por isso o macho continua a cumprir seu papel, mesmo sem cabeça. E a espertona da fêmea, por sua vez, continua a arrancar-lhe bocados com as mandíbulas. É o caso mais extremo de canibalismo do reino animal.

Confira agora algumas espécies de louva deus e suas incríveis armas para sobrevivência.

O bicho-folha-seca (ou louva-a-deus "folha seca") parece que foi coberto de folhas mortas. Mas algumas dessas "folhas" são, na verdade, partes do seu próprio corpo. A camuflagem incrivelmente convincente ajuda a escondê-lo dos predadores, mas também o auxilia na busca de suas próprias presas.
 

 

bicho-folha-seca (ou louva-a-deus "folha seca). Gonatista reticulata - Maribel Armenteros 

 

O louva-a-deus "orquídea" talvez seja o mais "glamoroso" dessa lista de louva-a-deus. Esses predadores floridos podem parecer tipos extravagantes e graciosos, mas na verdade eles podem também ser assassinos cruéis. Usam a sua camuflagem, que imita uma pétala de flor, para se esconder de suas presas. Quando as moscas, abelhas e outros polinizadores se aproximam da flor, o louva-a-deus ataca sem piedade. É o ciclo da sobrevivência!  

 

louva-a-deus "orquídea". Hymenopus coronatus - Kean Leng Ang


Uma curiosidade sobre esses insetos é que o louva-a-deus que voa também se adaptou para fugir dos morcegos. Quando ele ouve os sinais do morcego, primeiro faz um voo ascendente, depois para subitamente e joga-se para baixo num vigoroso mergulho. O morcego persegue sua presa, mas desiste para não correr o risco de chocar-se contra o chão. O louva-a-deus pousa e espera o perigo passar.  

 

Oxyopsissp. Rodolph Delfino Sartin

Agora pergunto a vocês: Por que o nome de louva-a-deus?

Resposta: É por causa da posição de suas pernas dianteiras: quando elas estão unidas, as pessoas dizem que ele está rezando. Mas não é nada disso! Elas estão sempre prontas para dar o bote e agarrar uma presa.  

 

Hymenopus coronatus. Matthewkwan


Apesar dessas características chamarem a atenção é importante lembrar que os louva-a-deus são insetos inofensivos e carismáticos.

Quer conhecer mais sobre esses insetos? Sigam a página do projeto Mantis: https://www.instagram.com/projetomantis/

Mais notícias


Publicidade