Aguarde...
Mundo dos Bichos

COLUNISTAS

10 curiosidades sobre cobras

Aprofunde seus conhecimento sobre esse animal que assusta e fascina muitas pessoas!

| ACidade ON

 

Após o recente incidente envolvendo uma cobra naja em Brasília-DF, muito tem-se falado sobre esta espécie nas redes sociais. Este gênero de serpente é comum no continente africano e asiático e é conhecida por estar entre os 10 animais mais venenosos do mundo.

E para aprofundar um pouco mais o seu conhecimento sobre esse animal que assusta e fascina muitas pessoas, a lista desta semana traz dez curiosidades sobre as cobras.
 

Píton real

1 - Píton - a maior cobra do mundo
A píton-real podem atingir 9 metros de comprimento! O Guinness, livro dos recordes, já registrou uma cobra desta espécie que chegou a medir 10 metros - a King Snake. Mas não precisa se preocupar em avistar este réptil por aí. A píton é encontrada geralmente em países do sudeste asiático. E surpreendentemente esta cobra não é venenosa, ela mata suas presas por constrição, ou seja, apertando. Melhor manter a distância, não é mesmo?
 

PIton real - foto:gondwanareptileproductions.com

2 - Taipan do interior - a mais venenosa
A Taipan-do-interior é a cobra terrestre mais venenosa do mundo. Só pra ter uma ideia, apenas 110 mg do seu veneno pode matar aproximadamente 100 homens! O veneno é altamente neurotóxico e age paralisando o sistema nervoso da presa, causa parada respiratória e coagula o sangue. Essa espécie de cobra é encontrada na Austrália e geralmente se alimenta de pequenos mamíferos como ratos.
 

mamba negra

3 - Mamba negra - a mais rápida
Não queira precisar fugir de uma mamba negra! Esta espécie de serpente pode atingir uma velocidade de até 20km/h. E não é apenas sua velocidade que surpreende, ela também é muito perigosa. Seu veneno é letal e dependendo da picada, pode matar uma pessoa em 15 minutos. Ela é uma cobra terrestre e também consegue escalar árvores!
 


4 - Existem algumas espécies de cobras que conseguem se reproduzir sozinhas
Este fenômeno é conhecido como partenogênese facultativa - que é quando seres conseguem gerar filhotes sem reprodução com um parceiro - e foi observado em algumas espécie de cobras e publicado em um estudo na revista Royal Society's Biological Letters.
 

ovos cobras

5 - Até 80 ovos?
A maioria das cobras põe ovos, mas algumas espécies são ovovivíparas e guardam os ovos dentro dos seus corpos até estarem prontos para eclodir. A gestação de uma serpente pode levar até oito meses e o número de filhotes varia muito conforme a espécie. A espécie Píton-reticulada pode colocar de 15 e 80 ovos por embreagem!
 


6 - Elas não escutam nenhum tipo de som
É isso mesmo, as cobras não são capazes de escutar nenhum som. Elas conseguem identificar a presença de outros animais por meio da vibração do solo. Esses répteis têm uma sensibilidade muito aguçada e conseguem reconhecer movimento a muitos metros de distância.
  


7 - Longa digestão
Algumas serpente podem comer o equivalente a até 50% de seu próprio peso! Um grupo de pesquisadores dinamarqueses observaram a digestão de uma píton-birmanesa e perceberam que ela demorou 132 horas para digerir completamente um rato que havia comido. Em 1926, biólogos ingleses registraram que uma Píton-real já chegou a ficar 23 meses sem se alimentar!
 

cascavel

8 - Qual a função do guizo das cascavéis?
A espécie Cascavel é muito conhecida por ter uma espécie de chocalho em sua extremidade, que emite um som muito característico. Mas, qual a função desse barulho? Esse calo ósseo se forma a cada troca de pele da cobra e cada anel queratinizado vai se encaixando conforme as trocas. Estudiosos acreditam que o barulho está relacionado a um mecanismo de defesa das cascavéis, já que as cobras agitam sua cauda quando estão irritadas.
 


9 - Muitas picadas por ano!
Cerca de 28 mil pessoas se envolvem em incidentes com cobras no Brasil todos os anos! As cobras mais comuns em acidentes com humanos são as jararacas (85%) , cascavéis (7%), surucucus (4%) e corais verdadeiras (menos de 1%). E o que fazer quando isso acontece? Mantenha a pessoa picada em repouso, mantenha o local do ferimento elevado e procure assistência médica o mais rápido possível, pois o tempo é crucial para a recuperação da vítima.
 

   

10 - Cobras de estimação? 

Desde 1997 a legislação brasileira permite criar algumas espécies de cobras como animal de estimação. O IBAMA - órgão responsável pelo meio ambiente e recursos naturais renováveis - autoriza a posse de cobras não-peçonhentas como a jibóia, cobra milho, píton da índia e píton real. E se você pensa em ter este tipo de animal em casa, é importante buscar criadores legalizados que criam as serpentes em cativeiros responsáveis 



.