Após ser escolhido para estampar as (polêmicas) notas de R$200, o lobo-guará está com a popularidade em alta. Além de ser escolhido pela casa da moeda, o animal também apareceu na mídia recentemente após uma aparição na cidade de Socorro. Um motociclista conseguiu registar o lobo-guará passeando pelo Bairro Barrocão enquanto fazia alguns registros para o seu Instagram.
Por isso, aproveitamos que todo mundo está falando sobre ele, separamos nesta semana algumas curiosidades sobre este canídeo que mal conhecemos e já adoramos.
Apesar de ter "lobo" no nome, ele tem um parentesco mais próximos com os cachorros do que dos lobos. O lobo-guará é o maior canídeo da América do Sul e seu nome deriva do tupi-guarani, em que aguará significa vermelho.
E por falar em parentesco, o lobo-guará é o parente mais próximo do cachorro vinagre, que também é um canídeo nativo da América do Sul. Em uma competição de fofura, acho que teríamos um empate técnico!


Ele pode ser encontrado na região do cerrado do Brasil e também em países como Paraguai, Argentina, Bolívia e Peru. O lobo-guará vive em ambientes abertos das savanas sul-americanas e se alimenta de plantas, frutas e pequenos animais. E ele tem um papel importante na dispersão de sementes do cerrado, principalmente da lobeira. Sim, além de todas as qualidades, ele também ajuda o meio ambiente! (E você com preguiça de separar o lixo para a reciclagem).
E apesar de ter uma cara de bravo, ele não é um animal agressivo. Ele pode apresentar um comportamento curioso e vive sempre solitário.
E apesar de estar sempre sozinho, o lobo-guará apenas se socializa durante seu período reprodutivo. A fêmea e o macho podem dividir um único território, mas não caçam juntos! É cada um na sua. a gestação do lobo-guará dura aproximadamente 60 dias e podem nascer até sete filhotes em uma mesma ninhada. Os filhotinhos nascem com pelos pretos e vão alterando a coloração durante seu crescimento.E são muito fofinhos!

Apesar de não estar ameaçado de extinção, o lobo-guará vive em uma situação vulnerável em diversos locais pois o avanço humano em seu habitat natural ameaça sua sobrevivência. É muito comum que os animais sofram atropelamentos próximos à rodovias e sejam caçados por agricultores. O cerrado, apesar de sua grande biodiversidade, é um bioma pouco protegido em nosso país.

Ele se comunica com outros lobos por meio de demarcação de território com seu cheiro e vocalização. O lobo-guará tem uma espécie de latido semelhante aos cachorros, mas são mais curtos. Eles geralmente emitem este barulho no período da noite, mas não estão ligados à defesa do território, apenas para comunicação.
Gostou de saber mais sobre este mamífero incrível? Acompanhe a Mundo dos Bichos para mais curiosidades sobre o mundo animal.
