Aguarde...
Mundo dos Bichos

COLUNISTAS

Soldadinhos: como não se apaixonar?

Os membracídeos são insetos que à primeira vista parecem nada agradáveis e podem causar um pouco de medo em nós.

| ACidade ON

Eles parecem estranhos quando vistos pela primeira vez, mas quando observamos de perto, via fotografia macro, percebemos que os membracídeos - popularmente conhecidos como soldadinhos - são insetos com uma beleza excepcional! São caracterizados, principalmente, por apresentarem um pronoto (tórax) enorme que encobre a cabeça e se estende para trás até chegar ao abdômen. Esse tórax super desenvolvido assume formas muito peculiares, que muitas vezes, servem de camuflagem. Algumas espécies possuem pronoto em forma de espinhos, outras de chifres ou até mesmo de ganchos. As asas são sempre paralelas ao pronoto e isso faz com que o inseto tenha uma forma alongada para cima. Os membracídeos são muito pequenos e raramente possuem mais que 10 ou 12 mm. 

Atualmente são conhecidas aproximadamente 266 espécies no Brasil e aproximadamente 3.500 espécies no mundo. 


Quando se trata de cor e forma esses bichinhos são campeões! 

 Figura 2 - Renato Aguilar - flickr.jpg

 

Você deve estar se perguntando "o que são todos esses enfeites pendurados nele"? A hipótese é que todos esses apetrechos são utilizados para defesa contra predadores.
Um negócio deste tamanho o torna mais difícil para que um pássaro o capture ou o engula.
E você deve estar se perguntando: o que um ser desse tamanho come? Assim como outros insetos da mesma família, eles se alimentam essencialmente de seiva de plantas.
 

Figura 3 - jeffs bulbesetpots - Flickr.jpg

Quer ver um pouco mais sobre esses insetos? Confira na íntegra o vídeo que mostra seu comportamento frente às formigas e o seu ciclo de vida. 


Mais do ACidade ON