Sejamos imparciais, é necessário reconhecer que os gatos sempre foram injustiçados e são frequentemente retratados como insensíveis. E os cães, sempre conhecidos como o "melhor amigo do homem" e por sua forma mais acalorada na hora de recepcionar seus donos, acabam ficando com toda a fama positiva.
Confira na lista abaixo as semelhanças entre gatos e cachorros na hora de trocar afetos.
Barulhos
Os dois animais costumam se expressar com sons. Os gatos ronronam quando estão gostando do carinho e essa pode ser uma das formas mais fáceis de reconhecer que seu afeto está sendo correspondido. Já os cães costumam latir de forma estridente e empolgada quando estão felizes com a presença de seu dono.
Movimentos com a cabeça
Os gatos saúdam seus donos com uma leve cabeçada e este gesto também significa que ele confia em você. E é muito comum ver os cães pedindo carinho enquanto esfregam sua cabeça nas pernas ou mãos do dono.
Barriguinha
Outro ponto comum entre os dois animais é a demonstração de confiança ao mostrar a barriga para o dono. Tanto cães quanto gatos só ficam de barriga pra cima quando estão próximos de alguém de confiança! Os gatos costumam rolar de um lado pro outro e os cães utilizam este gesto para mostrar submissão.
<
Soneca
A hora do sono é o momento mais vulnerável, principalmente para os gatos. Então se eles dormem próximos de você, é porque existe confiança. Os cães também procuram segurança ao dormir próximos dos donos.
Mordidas
É muito fácil distinguir uma mordida agressiva de uma brincadeira em ambos os casos. Os gatos costumam dar leves mordidinhas para retribuir as brincadeiras e os cães, principalmente na fase de filhote, mordem praticamente tudo para driblar o tédio.
Cauda
Observar a cauda é uma ótima maneira de entender sobre o comportamento dos animais. Os gatos quando balançam a cauda com certa velocidade, estão demonstrando que gostam de você. Além disso, também costumam curvar a ponta do rabo quando estão felizes. Já os cães balançam o rabo freneticamente quando estão na companhia de alguém que gostam.
Presentes
Tanto cães quanto gatos dividem o hábito de presentear seus donos! Infelizmente esses presentes não são tão agradáveis, pois geralmente é um animal ou inseto morto proveniente de alguma caça cheia de aventura. Mas temos que reconhecer o esforço e carinho dos nossos pets! Eles estão nos presenteando com o prêmio conquistado.
Nível de confiança
É importante lembrar que ambos os animais precisam de um certo nível de confiança para demonstrar carinho. Se você acabou de conhecer um cão ou um gato e deseja demonstrar seu afeto, procure sempre deixar sua mão em um local visível, deixar que o animal se acostume com seu cheiro e só depois encoste nele de maneira calma. Sempre respeite os limites do animal e tente transmitir confiança e tranquilidade.