Publicidade

mundodosbichos

Dia Mundial do Meio Ambiente

O que você entende por meio ambiente?

| Mundo dos bichos -

Todo dia 05/06 comemoramos o dia do meio ambiente. E o que você entende por meio ambiente?

No Brasil, a Lei Federal nº 6938/81 define o termo como "o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas".

Hmm, complicou? Vamos pensar sobre os diferentes seres vivos: os animais (incluindo aí os seres humanos, sim, somos animais), vegetais, fungos, até mesmo as amebas e bactérias. Todas as formas de vida tem suas características e necessidades: as plantas necessitam de água e sol, os animais precisam se alimentar, respirar e por aí vai.

Sabe aquela história de que "andorinha sozinha não faz verão?". Então, podemos extrapolar para o conceito de seres vivos. Nenhum ser vivo consegue viver sozinho. "Ah, mas as plantas produzem seu próprio alimento", você vai dizer. E com razão, mas deixe uma plantinha sem água pra ver o que acontece depois de alguns dias.

Assim, nenhum ser vivo se mantém com vida sem interagir com o meio em que está, com o seu entorno, sem depender de outros seres vivos e do que o ambiente lhe proporciona (água, luz, oxigênio, solo, etc).

Pensar o meio ambiente para além dos seres vivos é pensar na sua totalidade e assim deve ser. É partindo desse entendimento que se torna possível compreender a importância das diferentes espécies e dos recursos necessários para sua manutenção no planeta.

Olhando de outra forma, podemos dizer que o conceito de meio ambiente traz em si a ideia de que tudo está interligado. Por isso a degradação ambiental de uma área com consequente aniquilamento de uma espécie vegetal, por exemplo, pode nos afetar. 

 



Pense no serviço que aquela espécie faz ao realizar fotossíntese e liberar oxigênio na atmosfera, ao servir de alimento para diferentes espécies de insetos que também a polinizam e permitem sua perpetuação. E se desse mesmo vegetal é extraído algum princípio ativo medicamentoso? Algum alimento para o ser humano? Não existe dissociação na natureza, tudo está conectado, tudo faz sentido, tudo é necessário.

Entender o meio ambiente desta forma é pensar em desenvolvimento sustentável e em maneiras de viabilizar nossa vida sem comprometer as necessidades futuras.

De que forma podemos contribuir para a saúde do planeta? Como podemos diminuir os danos ambientais que a Terra tem sofrido? Vale o exercício de reflexão sobre nossas atitudes diárias, como a quantidade de plásticos que consumimos e os resíduos que produzimos.

A consciência sobre os danos que geramos cotidianamente e a nova postura que podemos assumir diante deles são determinantes para minimizarmos estragos ambientais. E não se engane: o simples fato de usarmos sacolas retornáveis para carregar as nossas compras, reutilizarmos embalagens e repensarmos nosso consumo já conta muitos pontos a favor do ambiente. Evidente que há muito mais a ser feito, mas toda caminhada começa com o primeiro passo, já deu o seu hoje? 

 



Mais notícias


Publicidade