Publicidade

mundodosbichos

Por que agosto é o mês do cachorro louco?

Descubra a origem desta famosa expressão e veja como proteger o seu animal

| Mundo dos bichos -

São diversas explicações e acontecimentos históricos que podem explicar este fenômeno do comportamento estranho dos cães neste período. Alguns estudiosos do mundo veterinário apontam que em agosto, a incidência de chuvas e o clima podem influenciar no cio das cadelas, fazendo com que elas entrem no período de maneira sincronizada. Assim, os machos, se comportam de forma mais agressiva para disputar a atenção das parceiras.

Se, por acaso, o cão estiver contaminado com o vírus da raiva, pode transmitir a doença para outros animais através da saliva ou mordidas durante esta disputa por território. É importante ressaltar que a raiva, além de contaminar outros animais, também pode ser transmitida para os humanos. Então é importante manter seu cão com as vacinas em dia!

Mesmo que o mês de agosto seja conhecido pela alta incidência da doença, a raiva pode ser transmitida durante todo o ano, então é importante não descuidar. O maior transmissor desta doença entre os animais, no Brasil, é o morcego, mas tanto cães quanto gatos podem ser transmissores para os seres humanos.

Antes de vacinar o seu pet, verifique se ele aparenta estar saudável, sem sinais de febre, vômitos, diarreia, apatia e verminose, pois a imunização pode ficar comprometida. Em caso de dúvidas, procure orientação veterinária.



Mais notícias


Publicidade