Publicidade

no pé do café

Como garantir a florada nas lavouras de café após inverno

Após o cenário de más condições climáticas aprenda a proteger suas lavouras de café para que elas possam dar a florada

| No Pé do Café -

Chegamos ao momento mais bonito e fascinante para as lavouras de café, a florada, e este ano ela vem acompanhada de mais sabor, isso devido a um inverno mais agressivo, as lavouras tiveram que suportar um frio intenso, acompanhando de uma seca histórica.

Algumas lavouras jovens acabaram morrendo por falta d`água, entretanto, com a retomada das chuvas vindas com granizo a dúvida que se perpetua entre os cafeicultores é, a florada irá vingar? Este ano as condições climáticas não colaboraram com as floradas, mas fique tranquilo que nada está perdido.

A partir deste cenário o que deve ser realizado são as pulverizações, chamadas de pré ou pós-florada nas lavouras, que irão ter boa produtividade no próximo ano. É recomendado que a pulverização ocorra em lavouras que projetem mais que 25 sacas de café por hectare, por questões de sanidade da planta.

Durante o processo de pulverização, existem dois produtos que não podem faltar, um deles é a base de cobre, que tem efeito protetor de doença na planta, e o outro que é um fungicida, para controlar um complexo de doenças que incendem nessa fase nas flores e nos chumbinhos.
 

 

A principal doença a ser controlada com este fungicida é a foma, conhecida por escurecer os chumbinhos e as folhas novas. Lembrando, lavouras que tenham problemas com bicho mineiro devem diminuir ou suspender o uso do produto a base de cobre, uma vez que ele estimula o aumento deste problema.

As utilizações destes produtos nas doses corretas e comprados de marcas adequadas não prejudicam na pulverização na véspera da florada. O que acaba prejudicando é a ação do vento no pulverizador que leva estes produtos até as flores, fazendo com que essas caiam, assim sendo um problema mecânico e não químico.

Para saber se a florada irá pegar, o ponto mais importante que deve ser observado é, se a planta tem ou não folha. Caso a planta esteja bem folhada dificilmente a sua lavoura terá problema de pegamentos de florada, formação de frutos e baixa produtividade.

Quando as folhas caem elas deixam uma abertura muito próxima da roseta de frutos, como uma ferida, facilitando a entrada de doenças da flor e do chumbinho. Além disso, as folhas servem como uma bomba de águas, nutrientes, hormônios para o desenvolvimento de flores e frutos. Quando a lavoura não possui folhas, a fase final terá baixa colheita. O grande segredo da alta produtividade é manter as plantas folhadas.

Mais notícias


Publicidade