Publicidade

no pé do café

Veja os nutrientes que influenciam na sua lavoura de café

Conheça os nutrientes que podem estar faltando em seus cafeeiros e aprenda a utilizá-los para que suas lavouras produzam de forma adequada

| No Pé do Café -

 

Você sabia que o enxofre é um nutriente essencial para as lavouras de café? O que significa que a planta não completa seu ciclo sem ele e sem os macronutrientes, ou seja, a planta precisa receber em grandes quantidades nitrogênio, fósforo e potássio, cálcio, magnésio e o enxofre. 

As lavouras conseguem produzir enxofre em grandes quantidades a partir de adubos como sulfato de amônio, supersimples, sulfato de magnésio e muitos outros, que também são fontes de enxofre. 

O enxofre ajuda na formação da clorofila da folha, apesar de não fazer parte dela. A clorofila é responsável pela captação de luz que será convertida em açúcares para o desenvolvimento da planta e enchimento dos frutos. 

Além disso, o enxofre atua na estruturação de moléculas da planta que agem indiretamente no desenvolvimento, atua na formação de substâncias que irão agir na capacidade de defesa da planta, ou seja, eliminando pragas e doenças. Sendo um aliado no controle de ácaros, ajudando a mantê-los controlados. 

O enxofre influência no sabor dos alimentos, e com o café não é diferente. O manejo ecológico acaba se tornando uma grande fonte de enxofre para a planta, logo, se o manejo for bem realizado a planta será atendida de acordo com as suas necessidades. Vale lembrar que, este processo ocorre apenas na rua do café, na linha próxima ao cafeeiro.  



Mais notícias


Publicidade