O nitrogênio é um dos nutrientes comerciais mais consumidos pelas plantas dentro das lavouras de café, por isso é necessário que os agricultores saibam ajustar a quantidade aplicada em seus plantios.
Durante o ciclo agrícola podemos ter a interferência do nitrogênio no manejo, nas atividades biológicas, na degradação de matéria orgânica e na influência do mato. Portanto, feito os ajustes de nitrogênio, seus cafezais poderão aumentar suas produtividades.
Para que o controle de adubação seja realizado de maneira eficaz, é necessária a utilização de fermentas técnicas, que irão indicar qual será a melhor quantidade de nitrogênio para a sua lavoura.
Para isso, é preciso medir o crescimento da planta, coletar as folhas para análise química em laboratório, utilizar da medição do teor de clorofila na folha e encontrar a área foliar pela matéria seca.
Lembre-se o indicador que mostra a quantidade ideal para que não exista o desperdício na adubação nitrogenada é a realização da medição da área foliar por matéria seca.
A seguir te ensinamos como fazer essa medição, e para isso é necessário apenas uma régua.
Como medir a área foliar por matéria seca:
1.Colete 20 folhas do 3º ou 4º par dos dois lados da planta;
2. Em seguida meça com a régua cada folha no sentido horizontal e vertical;
3. Após a coleta de dados, calcule a área da folha, exemplo: 5cm X 10cm = 50 cm2
4. O resultado desta conta será multiplicado por X 0,667 (este fator corrigirá o formato da folha), assim no exemplo ficaria 50 cm2 X 0,667 = 33,3 cm2
5. Em uma planilha coloque uma média de 20 folhas em que se mediu a área foliar, assim terá o resultado das parcelas adubadas.
Como calcular a matéria seca das folhas:
Para este, é preciso uma estufa com temperatura controlada e uma balança de precisão.
1.Pegue as 20 folhas já coletada no passo anterior e coloque em um saco de papel, leve estufa a 60°C por 24 horas
2.Em seguida, use a balança de precisão, assim você terá o resultado da matéria seca das folhas (em gramas).
Planilha
Ainda ficou com dúvidas?! Não se preocupe!
Gustavo Rennó preparou uma planilha gratuita para ajudar você a calcular a adubação de nitrogênio de maneira adequada.
Clique aqui para acessar. https://drive.google.com/file/d/1KQWR59EmFQS6f-90CBgdcNkJSExXNENs/view
Veja, no vídeo a seguir (a partir do minuto sete), como utilizar a planilha para encontrar as falhas de adubação nitrogenada em suas lavouras e melhoar sua produtidade.