Publicidade

no pé do café

Você sabe qual é o nutriente fundamental para a alta produtividade no seu cafeeiro?

Em geral, a carência aguda desse nutriente deixa as nervuras das folhas amareladas

| No Pé do Café -

Você sabia que existe um nutriente fundamental, estratégico para alcançar as altas produtividades nas suas lavouras de café? Não? Então vou te dar uma dica, ele é o nutriente que a maioria dos solos tem deficiência e está presente no calcário. 

Descobriu? Se você disse magnésio a resposta está correta. 

Este nutriente é essencial para que exista uma alta produção de forma saudável. Geralmente solos com a falta do magnésio causam falhas na produtividade das lavouras, ou seja, o baixo teor deste nutriente significa baixa produção. 

E o magnésio (Mg) não é importante apenas para o aumento da produtividade. Sua principal função é ser o átomo central da molécula de clorofila nas folhas verdes das plantas; ou seja, ele participa de vários processos que permitem a realização da fotossíntese. 

Portanto, é necessário que, dentro da análise de solo o valor correspondente ao magnésio seja a superior a 1 Cmolc/dm3. 

Como saber se a lavoura de café está com falta de magnésio? 

Para saber se suas lavouras de café estão com falta deste nutriente basta utilizar um clorofilômetro este irá lhe informar se suas plantas estão ou não precisando da reposição do magnésio. E para usar este equipamento é muito simples, basta colocar sua planta dentro do aparelho que rapidamente este fará a medição do teor de clorofila.  

Como ajustar os níveis de magnésio na lavoura de café?

Agora, sabendo desse importante detalhe, você deve estar se perguntando: "Mas, e se na minha análise de solo este valor estiver inferior, o que eu faço?"

As fontes ideais para o fornecimento do adubo com o magnésio são diversas, a principal delas é o calcário dolomítico, sulfato e magnésio, silicato de magnésio. 

Lembre-se, a aplicação destas fontes pode ser feita via solo ou planta, na cafeicultura a eficiência mais significativa é realizada via solo do que via folha. Sempre de abasteça suas lavouras com magnésio para ter altas produtividades e bons resultados. 

A planta também é um ser vivo, portanto é necessário ter os devidos cuidados para que ela esteja sempre saudável e produtiva. Um cafeeiro de alta produtividade necessita uma nutrição correta, dessa forma, para que você tenha os resultados adequados, é necessário investir também em na nutrição.




Mais notícias


Publicidade