Publicidade

no pé do café

Saiba quais manejos interferem no teor de nitrogênio da planta

Gustavo Rennó comenta sobre as dúvidas frequentes relacionadas aos problemas enfrentados nas lavouras de café

| No Pé do Café -

Muitas dúvidas surgem ao longo do tempo, questionamentos sobre quais são os cuidados necessários que devem ser realizados com os plantios, solo, folhas, chumbinhos. 

Por isso, mostramos os questionamentos dos seguidores a Gustavo Rennó ele esclareceu como enfrentar estes problemas.

Dúvida referente ao vídeo de adubação nitrogenada 

1.Quais manejos interferem no teor de nitrogênio da planta e de que maneira? 

O jeito que você conduz a sua lavoura define a quantidade de nitrogênio disponível para a planta. O nitrogênio surge da degradação da matéria orgânica, ou seja, os restos de folha que secam no terreno se tornam resíduo ôrganico e interferem no teor de nitrogênio presente no solo e nas plantas.
A atividade biológica significa a quantidade de energia que os microorganismos de solo produzem, sendo, deste modo, uma atividade fundamental na agricultura.
Para favorecer essa ação, devemos deixar o solo coberto com mato ou com vegetação para ficar um clima frio e mais úmido, para que, deste modo, ocorra uma melhora na ativididade biológica, aumentando, assim, a degradação da matéria orgânica e a disponibilidade de nitrôgenio pra planta. Por isso é importante cuidar bem dessa atividade para fornecer nitrogênio nas lavouras.

2.O método de ajuste do nitrogênio é complicado, pois não é todo cafeicutor que tem um balanço em estufa. É essencial? 

Para aplicar esse método é necessário passar por esse balanço e pela estufa, sendo um investimento que o produtor terá que ter para garantir controle e uma melhor economia.
Como funciona o método de ajuste do nitrogênio:
Em sua lavoura, separe, em cada linha de café, seis tratamentos diferentes - utilizando em torno de 15 plantas. A adubação deve ser separada corretamente para não estragar esse método, por isso o produtor deve sempre manter a atenção para não interfeir a lavoura. 

Link para vídeo sobre Adubação Nitrogenada: 

 

Dúvida referente ao vídeo do broto capato: 

3.A técnica do broto capado se aplica a uma lavoura com seis mil plantas por hectare? 

Por ser um número muito alto de plantas, não é indicado aplicar a técnica do broto capado. O ideal seria o método de recepa, que é especialmente indicado para grandes quantidades. O tempo da brota seria mais rápida e a produtividade seria maior nos três primeiros anos após a poda. 

O recomendado é aplicar a técnica do broto capado quando você tem uma lavoura com quatro mil plantas ou menos. Se você tem em torno de cinco mil plantas depende o espaçamento das ruas da sua lavoura. 

4.Qual é a melhor época para fazer a desbrota da lavoura? 

A desbrota deve ser feita o ano todo. Os cafeicultores param de desbrotar no ano da colheita para colher o café, mas algumas fazendas possuem funcionários que são especifícos para realizar a desbrota, com isso é feito sem pausas. 

Link para o vídeo completo: 

 

Dúvida referente ao vídeo de compactação do solo: 

5.Em quanto tempo terei o solo descompactado utilizando a brachiaria? 

Essa técnica é um pouco mais demorada do que utilizar o subsolador. Mas isso depende do grau de compactação, se estiver pouco compactado, em questão de um ano já terá resultado. Se estiver muito compactado, em torno de quatro a cinco anos até descompactar esse solo. 

Estes foram os questionamentos realizados pelos seguidores, em seguida, confira o vídeo a seguir para ver como Gustavo Rennó responde e explica a prática diante dessas perguntas.  





Mais notícias


Publicidade