Publicidade

no pé do café

Existe o momento certo para a primeira adubação?

Esse manejo é muito esperado e tem até data certa para praticá-lo. Veja qual a melhor época para alcançar melhores resultados

| No Pé do Café -

A adubação é um processo extremamente importante para a sua lavoura. Ela é a responsável pela qualidade das plantas, mantendo um crescimento saudável, resultando em uma boa produtividade e lucratividade. 

Os cafeicultores buscam saber se há época certa para realizar a primeira adubação, mas para isso, devemos entender que existem três situações e momentos em que a adubação natural pode acontecer. 

A primeira situação é no momento de inverno, onde as plantas não desenvolvem como em outras épocas do ano e não buscam o nitrogênio, dessa forma é possível que haja uma quantidade que não foi usada, armazenada no solo e disponível para a planta. 

O segundo momento é a época de seca, onde o ar possui uma boa quantidade de nitrogênio, também não sendo utilizado. 

E a terceira situação é com os próprios resíduos do solo que entram em decomposição, eles mantém uma quantidade de nitrogênio no solo. 

Sendo assim, após as primeiras chuvas, as plantas começam a crescer devido a quantidade de nitrogênio no solo devido às três situações que induzem a adubação natural, não sendo certo realizar essa prática nesse primeiro momento. 

Espere para praticar o manejo, aproveitando a quantidade que já estava armazenada para a lavoura. 

É muito importante entender e conversar com as plantas, pois é necessário analisar o momento em que o nitrogênio natural estiver acabando, para entrar com a adubação química. 

Os manejos têm data certa para acontecer? 

Sim, o momento quando a planta sinaliza que está precisando de adubação, é a hora certa. Por isso, fique sempre atento aos sinais e diferenças na sua lavoura. 

Já comentamos sobre a adubação natural que acontece no momento em que não há chuvas. Mas quando a quantidade de nitrogênio não é mais suficiente para as plantas, podemos entrar com a adubação nitrogenada convencional, na qual são realizadas por três aplicações e três épocas diferentes. 

Como funciona a adubação convencional: 

Esse manejo é recomendado nas épocas de finados, natal e carnaval. Lembrando que não é obrigatório realizar nessas datas, pois cada planta possui o seu tempo. Portanto, quando estiver próximo a esses momentos, é importante observar as plantas e o clima para ver se é necessário adiantar ou atrasar a adubação. 

Opte por usar bons nutrientes e de boa qualidade para um melhor resultado e eficiência para disponibilizar nutrientes para as plantas. 

Como os adubos de liberação controlada, por exemplo, que já foi validado por pesquisa, é uma tecnologia que algumas marcas de adubos usam e que permite reduzir doses, comparada ao convencional, realizando apenas uma aplicação. 

Essa opção é mais eficiente e os fertilizantes disponibilizam nutrientes em até seis meses, melhorando a absorção pelas plantas e reduzindo o operacional exigido na adubação. 

Mas lembre-se, é muito importante você analisar o custo benefício dessa tecnologia e desses adubos na sua fazenda. 

Nos mercados, há muitas tecnologias comercializadas e, por serem novas, não possuem uma conclusão das doses e quais são quantidades de aplicações necessárias. Dessa maneira, devemos pautar nossas decisões em trabalhos de pesquisas. 

A adubação convencional é uma forma tradicional, sendo utilizados nitratos e ureias. Os nitratos não são dependentes de chuvas, diferente da uréia. Eles podem ser aplicados a chuva, pois não perdem o nitrogênio pelo ar. 

Já a ureia, deve ser aplicada sem a chuva, pois, nesse caso, em algumas situações o cheiro na sua lavoura fica bem forte e desagradável, significando a perda de nitrogênio nas plantas. 

Se você é um pequeno cafeicultor e consegue administrar a adubação com as chuvas, pode utilizar a uréia. Mas, se você for um grande cafeicultor e não consegue esperar conciliar as chuvas e a adubação, utilize o nitrato ou a ureia com a tecnologia conhecido como "ureia protegida", que é basicamente a ureia pecuária revestida por camadas de polímeros ou ceras vegetais. Esse processo reduz a velocidade de liberação de nitrogênio. 

Com as variações do clima, devemos estar atento aos detalhes sempre. Fique de olho nas suas plantas e no clima, assim sua lavoura sempre estará com alta produtividade. 

Ficou com dúvida sobre quais são os momentos certos para realizar a adubação? Veja o vídeo abaixo 

 


Publicidade