Vertical Adventures apresenta

bora ligar o modo on
em nossas aventuras


Publicidade

on adventure

Paraíso Perdido em Minas Gerais

Um dos clássicos complexos de cachoeiras da região de Furnas, Capitólio e Serra da Canastra

| ON Adventure -

  

Piscinas de águas cristalinas

A recomendação de hoje é um atrativo ecoturístico clássico da região do lago de Furnas e Capitólio.  


O Paraíso Perdido é um dos mais antigos complexos de cachoeiras dessa região e por isso se tornou um clássico.  

Diz a lenda que o local foi descoberto na década de 80, quando motociclistas de Ribeirão Preto faziam trilha pela estrada e pararam para comer mangas. Eles escutaram um barulho de água corrente e foram verificar. Então descobriram um "Paraíso Perdido".
Cortado pelo ribeirão Quebra-anzol, afluente do rio Grande, esse local possui belas cascatas e piscinas naturais de rocha quartzito com águas cristalinas.    
 

Uma dessas piscinas, o "Poção", é imenso e é um dos locais preferidos dos turistas, que podem se refrescar nas águas calmas.
Em uma das bordas desse poço, há uma rocha com cerca de 4 metros de altura, facilmente escalável e, sempre que vou a esse local, faço um salto de cima dela. O poço é profundo e seguro para esse salto, entretanto vale lembrar que é um procedimento de segurança conferir sempre se não há troncos ou rochas submersas antes de saltar.
 

Outro local que também atrai o público é o "Poço da Gruta", onde as margens se elevam em grandes paredes rochosas com até 30 metros de altura e formam um lindo cânion. Local para contemplação, descanso, meditação e, claro, uma ótima oportunidade de fotos e vídeos para rechear suas redes sociais.  


Uma dica para esse local é a capinha estanque para levar seu celular sem risco de molhar e poder aproveitar ao máximo o registro de imagens.  

Tanto nesse poço quanto no anterior, gosto muito de levar uma máscara para mergulhar e poder ver o fundo rochoso que muda sempre suas formas pelo movimento dágua. Peixinhos podem ser vistos até em locais mais rasos.
O caminho entre esses dois poços é feito em uma rampa de quartzito com uma fina lâmina dágua que, além de ser muito bonita, é atraente e fica quase impossível resistir de sentar e fazer um pequeno "escorrega" nesse imenso tobogã. Eu pelo menos, sempre que vou, não resisto!  


O Paraíso Perdido conta com uma estrutura de estacionamento arborizado, sanitários, restaurante, loja de souvenirs e guias que orientam os turistas e monitoram a meteorologia. Para aqueles que desejam acampar, o local conta com um grande gramado arborizado, churrasqueiras de alvenaria, cozinha/pia coletiva e ducha quente. Barracas de alvenaria com colchões que comportam duas pessoas por unidade são uma alternativa de pernoite que o local dispõe. Lembrando que taxas para camping são à parte.
O Paraíso Perdido pode ser acessado por veículo de passeio através de uma estrada de terra de 4,5km a partir da rodovia MG 050 e funciona de quinta a domingo e aos feriados. A entrada (day use) é paga e a taxa de camping é à parte.
 

Instagram: @paraisoperdidomg | Contato: (35) 3021-3925

Publicidade