Vertical Adventures apresenta

bora ligar o modo on
em nossas aventuras


Publicidade

on adventure

Valley Uprising - A história da escalada em rocha na América

Um documentário sobre a história épica da escalada no Parque Nacional de Yosemite e as raízes da contracultura dos esportes ao ar livre.

| ON Adventure -

 
Esse é um daqueles documentários que te prende a atenção do início ao fim, pois conta de forma cronológica o surgimento e a evolução da escalada em rocha no Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia, desde os anos 60.   

Valley Uprising (Revolta do Vale) conta a história dos homens e mulheres ousados que romperam com a convenção e redefiniram os limites da possibilidade humana no lendário parque nacional da América.  

Narrado por Peter Sarsgaard, o filme apresenta fotografia de arquivo com animação digital, filmagens espetaculares de escalada e entrevistas com grandes nomes de Yosemite

Revela comportamentos polêmicos, muitos até proibidos dos escaladores que literalmente viviam no parque para poder escalar todos os dias, e temporadas inteiras regadas a festas, bebidas e drogas, naquela atmosfera de paz e amor da era hippie.   

Aliás, nem tão paz e nem tão de amor assim, pois, retrata também a rivalidade e disputas autorais por novas vias, novos trechos escalados, ética, estilos e técnicas mais ousadas para subir os mais de 900m de parede rochosa do El Capitan, na parte norte do vale.  

A cada conquista, a discórdia era implantada nessa rivalidade dos grupos, liderados por lendas como Royal Robins e Warren Harding, onde o feito e a comemoração de um, é tido como uma afronta, e uma chamada a nova disputa, pelo outro.
 
Quando não havia mais vias para serem conquistadas, nem espaço para novos feitos, já por volta dos anos 80, 90, a história se desenrola e enfatizam os novos estilos de escalada, em especial, a Livre / Free (onde o escalador progride com a tração de pés e mãos, porém ainda sim, preso a uma corda de segurança), e posteriormente a modalidade de Free Solo, nesta última, já completamente livre, sem uso de cordas. 

Nessas décadas, a escalada passou a ser a menina dos olhos da publicidade, que a usavam como forte elemento e de estilo para associar às marcas em suas campanhas, e o caminho que a escalada veio tomando de lá pra cá.

Nomes como os de Yvon Chouinard, Royal Robins, Lynn Hill, John Bachar, e Dean Potter e Alex Honnold não podiam ficar de fora, e recebem seu espaço nessa linha do tempo.   

 
O filme evolui até os dias atuais e mostra esportes derivativos da escalada e montanha como o BASE Jumping, que é proibido no parque, mas que mostra a evolução incessável desse lifestyle californiano.  
 
Disponível para locação e compra no Vimeo: https://vimeo.com/ondemand/valleyuprising

Mais notícias


Publicidade