Aguarde...
ON Adventure - Especial ACidade ON
ON Adventure - Especial ACidade ON

ON Adventure

Atleta de Campinas se prepara para enfrentar o Everest

'Expedição Aretha' vai levar moradora do bairro Jardim Capivari ao ponto mais alto do mundo

| ACidade ON


Moradora de Campinas já esteve em outras montanhas famosas como Aconcaguá e Kilimanjaro
 

A montanha mais alta do mundo po de ser um sonho distante para muitos, mas não para Aretha Duarte Freitas. A guia de montanhas, de 36 anos, moradora da periferia de Campinas, se prepara para o desafio, em um projeto batizado de "Expedição Aretha". 


Vencer os desafios para chegar ao topo de uma grande montanha não é novidade na carreira da campineira. Ela já esteve no Nepal e no Aconcagua, em 2013, no Monte Elbrus, a montanha mais alta da Europa, em 2016, e no Monte Kilimanjaro, o ponto mais alto da África com uma altura de 5 895 metros "O montanhismo é algo que eu me apaixonei e digo que virou amor. Mas quando eu vi uma foto do Everest disse eu quero estar nesse lugar, eu posso estar nesse lugar", afirma Aretha.  

A PREPARAÇÃO 

Segundo a guia de montanhas, para escalar o Everest são necessárias seis etapas:  

1.alcançar excelente condicionamento físico;
2.alcançar experiência técnica de escalada em rocha;
3.alcançar experiência técnica de escalada em gelo;
4.ter volume de montanha, escalar várias acima de 5 mil metros de altitude;
5.experiência psicológica, escalar uma montanha de 8 mil metros ou o Aconcágua (Argentina), que é compreendido como um pequeno 8 mil especialmente pela pressão atmosférica da região.  

A última etapa é alcançar recursos financeiros e Aretha esta, atualmente, trabalhando nisso. "Caindo eu mim eu pensei é bem difícil, porque o Everest tem o custo da minha casa atualmente. É um sonho, né? É um sonho. É absurdo tentar, mas faz sentido".  

Para viabilizar a expedição Aretha decidiu trabalhar com um recurso disponível a todos: materiais recicláveis. "Há muito lixo disponibilizado na sociedade e a gente não ta conseguindo utilizar. De repente, a reciclagem, se tornou uma forma de renda não só pra mim, mas para muitas pessoas", conta.  

Fique ligado no ON Adventure para mais notícias sobre a "Expedição Aretha".  

 

 

Saiba mais sobre a "Expedição Aretha"

Mais do ACidade ON