Aguarde...
ON Adventure - ACidade ON

Vertical Adventures apresenta

bora ligar o modo on
em nossas aventuras

ON Adventure

Boggie dos Lençóis Maranhenses: o lugar mais bonito para se saltar de paraquedas no Brasil.

Confira o relato do instrutor de paraquedismo, Renan Seccomandi, sobre o Boogie dos Lençóis Maranhenses 2020.

| ON Adventure

 

Renan Seccomandi, experiente instrutor de paraquedismo, ligou o Modo On e nos contou com detalhes como foi o evento que acontece anualmente nos Lençóis Maranhenses, classificado por muitos como o local mais bonito no brasil onde é possível saltar de paraquedas. 

Boogie dos Lençóis 2020

Em um ano turbulento e recheado de acontecimentos que mudaram nossas rotinas e estilo de vida, a quinta edição do Boogie dos Lençóis teve muita energia positiva e, pra mim, 39 saltos num lugar paradisíaco. Definitivamente foi um privilégio estar ao lado de tantas pessoas engajadas em fazer do evento um acontecimento único, seguro e muito divertido!

Logística

Nossa base foi na pousada Orla Náutica, onde ficavam o manifesto e a dobragem. Saíamos da pousada para o aeroporto em uma caminhonete que cruzava a cidade em cerca de 10 minutos. Decolávamos e em cerca de 20 minutos éramos lançados sobre um visual lindo e único (de longe o lugar mais bonito em que já saltei). Ao pousar nos lençóis pegávamos outra caminhonete que percorria uma trilha de 30 minutos e nos deixava na beira do rio, onde pegávamos uma embarcação que nos levaria pelo rio até a pousada de volta em um rolê de aproximadamente 5 minutos. Aí então começávamos a dobrar os paraquedas para podermos repetir a dose.   
 

Adversidades

A condição climática para a prática esportiva era favorável na maior parte do tempo, porém o vento predominante era sempre muito forte e a cada decolagem os atletas tinham que fazer o seu melhor para pousarem bem e seguros na área correta. Por vezes alguns eram arrastados pelo vento nas dunas de areia e chegavam a ter que desconectar o velame principal, fator que reiterou a necessidade de experiência mínima para saltar ali. Definitivamente não é um local para iniciantes.  

Extras

Além dos saltos nos Lençóis tivemos também alguns lançamentos na praia do Caburé, nas proximidades das instalações de captação de energia eólica. Lá o visual contava com o Oceano Atlântico, uma estreita e comprida faixa de areia para pouso e, ao fundo, o Rio Preguiças. Era possível contemplar o encontro das águas do rio e do mar de um ângulo fenomenal! Depois de pousarmos nos reuníamos no bar da pousada local para tomar uma gelada e comer um bom peixe, e em seguida voltávamos para nossa pousada em um passeio de barco de aproximadamente 1h e meia.  
 
A Experiência

Estar nesse lugar por mais de duas semanas foi algo revigorante e muito diferente de tudo que eu já havia vivenciado no esporte, pois tive a oportunidade de conhecer e voar com pessoas dos quatro cantos do nosso Brasil e curtir uma balada de vibe indescritível. Saltar com as dunas como plano de fundo nos faz perceber o quão pequenos e especiais nós somos, por podermos estar ali fazendo algo tão único e especial.
Resumindo, voltei pra casa com um sentimento gigante de gratidão e já ansioso pelo Boggie de 2021!

Renan Seccomandi

Saiba mais sobre Paraquedismo:

Por onde começar
Como deve ser o retorno ao paraquedismo após um período sem saltar

Mais do ACidade ON