Aguarde...
ON Adventure - ACidade ON

Vertical Adventures apresenta

bora ligar o modo on
em nossas aventuras

ON Adventure

Aventura no Canal de Fuga e Corredeiras de Furnas, sem rafting, caiaque ou boia cross.

Confira nossa aventura pelas corredeiras do canal de fuga da usina hidroelétrica de Furnas, sem nenhum equipamento de rafting, caiaque ou boia cross.

| ON Adventure

 Corredeiras de rios podem parecer apavorante para algumas pessoas, mas divertidas para outras.

As aventuras mais conhecidas que usam as corredeiras como elemento principal de adrenalina são as descidas de Rafting (bote para mais de 6 pessoas), caiaque ou boia cross.

No entanto, eu interagi com essa força das águas de uma maneira diferente, sem nenhum destes equipamentos/embarcações. Fui apenas com uma roupa de neoprene, nadadeiras e mochila para portar itens de segurança.

 
Essa modalidade de interação com águas bravas (também conhecida como águas brancas, ou águas vivas) tem seus riscos e eles acompanham o volume e força do caudal do rio, do volume de vazão e configuração do leito, que para gerar essa movimentação, deve ser rochoso e irregular.

Para isso, eu fui muito bem acompanhado do meu irmão Egner Oliveira, que conhece demais essas corredeiras, haja vista sua intimidade com essa área desde criança.

Fomos progredindo com estratégia, de acordo com a vazão do momento, até o Canal de Fuga. Foi a primeira vez que fiquei de frente com esse monstro de correnteza.

O Canal de Fuga é o corredor de água que escoa das 8 turbinas de geração de energia elétrica de uma usina hidroelétrica de Furnas, que juntas, geram 1.216 Megawatt.

O impressionante é que, mesmo com todos esse volume que verte das turbinas, o canal de fuga, visivelmente, não aparenta ter a correnteza forte que de fato tem. A massa dagua se desloca contínua e harmônica. Entretanto, essa massa tem um poder absurdo de arrasto, e foi nela que experimentei um pouquinho dessa imponência da força da água.

ATENÇÃO! Não entre em rios, principalmente com corredeiras se você não souber (ou mesmo achar que sabe) o que está fazendo.

Mais do ACidade ON