Aguarde...
ON Adventure - ACidade ON

Vertical Adventures apresenta

bora ligar o modo on
em nossas aventuras

ON Adventure

Final de semana é marcado por vários acidentes envolvendo a prática de Rope Jump e Highline.

Acidentes com Rope Jump e Highline deixam vítimas fatais e outras gravemente feridas, neste final de semana, em diversas regiões do país.

| ON Adventure

Dois dos acidentes aconteceram durante a prática de Rope Jump, também conhecido como "Pêndulo Humano", uma modalidade onde os praticantes saltam de pontes, prédios ou precipícios presos a cordas que, quando esticadas balançam em trajetória pendular.  
 
As atividades são consideradas radicais e têm atraído muitas pessoas que as praticam na condição de "atleta" ou na condição de cliente, onde pagam para ter essa experiência. 
 

Divulgação WEB - Babylon Towers
Um dos acidentes aconteceu neste sábado (28), num conjunto de prédios abandonados conhecidos como "Babylon Towers". Dois homens morreram e uma mulher ficou gravemente ferida após pularem de rope jumping de um prédio na rua Gregória de Fregel, na região de Demarchi, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

Segundo o Corpo de Bombeiros, ainda não se sabe se a corda usada no salto se rompeu ou se as vítimas acabaram colidindo contra um dos prédios quando pularam. Os dois homens morreram no local. A terceira vítima sofreu fraturas expostas e foi resgatada pelo helicóptero Águia 14, da Polícia Militar, e encaminhada ao hospital.  
 
Resgate feito pelo helicóptero do Corpo de Bombeiros MG - Pairando sobre o poço da cachoeira do Tabuleiro | Foto: Divulgação CBMMG
No mesmo dia, outro acidente aconteceu na cachoeira do Tabuleiro, no município de Conceição do Mato Dentro, região metropolitana de Belo Horizonte MG. Uma equipe tentava quebrar o próprio recorde de 240m de queda livre. Após o salto e a quebra do recorde (320m), a corda que o praticante terminaria de descer não chegou ao chão. Segundo o relato, o praticante estava com câimbras, não esperou que sua equipe lhe enviasse uma corda maior e se jogou de uma altura de aproximadamente 15m, contando com amortecimento da água do poço, porém se chocou contra uma rocha.  
 

Foto: Régis Melo
O Corpo de Bombeiros foi acionado. Por ser um local de difícil acesso, os militares chegaram de helicóptero e o socorro foi feito com a aeronave planando. A vítima foi levada consciente para o Hospital João XXIII, segundo os bombeiros.    
 
Foto: Divulgação CBMDF
Um terceiro acidente, envolvendo uma outra modalidade, o Highline, também aconteceu nesse mesmo dia em um despenhadeiro na cidade de Sobradinho - Distrito Federal. Um jovem de 21 anos caiu de uma altura de aproximadamente 50 metros. O resgate foi feito pelo Corpo de Bombeiros, que acessou a vítima com técnica de rapel. Na abordagem, eles relataram que a vítima ainda respirava, mas quando o socorro chegou já não apresentava mais sinais vitais.

Segundo os militares, o jovem sofreu trauma cranioencefálico (TCE) grave, além de múltiplas faturas. Os bombeiros informaram que o corpo da vítima estava no fim de um despenhadeiro da região, local usado para a prática do esporte

Mais do ACidade ON