Aguarde...
ON Adventure - ACidade ON

Vertical Adventures apresenta

bora ligar o modo on
em nossas aventuras

ON Adventure

Veja como o equinócio de outono pode afetar as aventuras.

Esta é a época do ano em que os dias começam a ficar mais curtos e as noites mais longas. Confira as vantagens e desvantagens.

| ON Adventure

Equinócio de Outono

Neste sábado, 20 de março haverá o equinócio de outono no hemisfério sul.

Mas o que isso significa?
Equinócio é o meio do período entre o início do verão e o início inverno, e vice-versa.

Nele, o dia e a noite têm a mesma duração, diferentemente do verão, em que os dias são mais longos que as noites, e do inverno, onde as noites são mais longas que os dias. 

Mapa esquemático do posicionamento da terra em relação ao sol durante um período de 1 ano | Reprodução: TodoEstudo
Mas no que isso afeta diretamente um aventureiro?

O equinócio de outono marca início no período em que os dias começam a ter menor duração, ou seja, menos horas de luz do dia, o que prejudica atividades de aventura durante o dia, em especial o canionismo, que já tem a luz do dia comprometida devido a profundidade e largura dos cânions, que naturalmente já inibem a entrada de luz natural. É muito comum nesse período já estar bem escuro dentro do cânion confinado, antes das 17h. Sem luz, precisamos usar lanternas e a progressão é mais lenta. Essas características vão se acentuando até o Solstício de inverno, onde temos a noite mais longa do ano, e logo em seguida, as características começam a se inverterem, as noites vão diminuindo o a duração e cedendo o tempo para o dia, gerando um ciclo. 
 
Jornada de aventura sem luz natural | Imagem: Sanner Moraes
Mas o equinócio de outono só tem desvantagens?

A resposta é não! Com a saída do verão, algumas características positivas também ocorrem, como a estiagem das chuvas e consequentemente o termino das ocorrências das Cabeças Dagua (entenda o que é, Clique Aqui) e o aumento da segurança em incursões em cânions e visitas em cachoeiras.
 

É com a chegada do inverno que também se inicia a temporada de montanhismo. Sem chuvas, sem tempestades, em raios, vias de escaladas secas... A natureza a interação com ela é sempre muito interessante!