Aguarde...
ON Adventure - ACidade ON

Vertical Adventures apresenta

bora ligar o modo on
em nossas aventuras

ON Adventure

Superlua e eclipse total: os dois fenômenos acontecerão no mesmo dia

No dia 26 de maio acontecerá a superlua e também um eclipse total da lua. Porém, o segundo fenômeno não poderá ser visto do Brasil.

| ON Adventure

imagem da ultima "superlua" tirada pela Estacao Espacial Internacional (ISS) da NASA
Para quem ama natureza e se encanta com os fenômenos naturais, maio chegará trazendo dois: a superlua e um eclipse da lua, também conhecido como Lua de Sangue. Acontecerá na próxima quarta-feira, 26 de maio.

A Superlua é uma lua cheia que se encontra no seu ponto mais próximo da terra, uma vez que sua rotação é elíptica. O ponto mais distante é chamado de apogeu e o mais próximo é chamado de perigeu. Mas o perigeu não é um fenômeno raro, pois ocorre todos os meses. Isso porque a lua demora aproximadamente 28 dias para dar uma volta completa ao redor da Terra, passando por suas 4 fases. 

Quando a lua está no perigeu, fica aparentemente 15% maior e 30% mais brilhante. Mas a superlua só ocorre quando sua passagem pelo perigeu acontece durante a fase da lua cheia, pois pode ocorrer em qualquer uma de suas fases.
 
Imagem: Gaston De Cardenas / AFP
O que tornaria este fenômeno ainda mais especial? Um eclipse total da lua acontecendo no mesmo dia. Trata-se da passagem da lua pela sombra escura da Terra, deixando-a com uma cor vermelho sangue, por isso ela também é conhecida como Lua de Sangue. Porém, infelizmente este fenômeno não poderá ser visto do Brasil, somente do Japão, Austrália e do oeste da América do Norte.

Aqui no Brasil, durante o eclipse total da lua, já terá amanhecido, por esse motivo não dá para acompanhar. Mas podemos ficar felizes em apenas poder observar a superlua que estará brilhando enorme no céu. 

Mapa de visibilidade do eclipse de 26 maio de 2021 | Imagem: NASA