Vertical Adventures apresenta

bora ligar o modo on
em nossas aventuras


Publicidade

on adventure

Registro de Aventura: confira imagens incríveis da lua cheia

Em busca da Lua cheia, Sanner Moraes reúne a família em caçada fotográfica e revela belas paisagens na região do Lago de Furnas.

| ON Adventure -

 

Nascer da lua cheia em meio a natureza | Imagem: Sanner Moraes
Quem já me conhece sabe que eu sou fascinado por produzir imagens, seja em foto ou vídeo, por pores do sol e luas cheias.

Fotografar a lua não é uma tarefa simples. Projetar o local, cenário, horário e dedicar um tempo para uma aventura destas à noite, requer um bom planejamento, uma boa logística e ainda assim corremos o risco de não conseguir o resultado esperado.

Essa aventura foi muito especial para mim. Foi a primeira vez que a minha mãe, a dona Lila, de 79 anos, participou comigo e pode vivenciar o que é o meu trabalho.
É claro que essa aventura não foi daquelas extremas que costumo fazer. 
Os irmãos aventura: Sanner e Egner coma lua cheia ao fundo | Imagem: Sanner Moraes

Minha mãe, meu irmão e eu saímos da cidade de Passos-MG ao final da tarde do dia 23 de julho, rumo a região da represa de Furnas. Eu já havia pesquisado a posição e o horário que a lua sairia do horizonte e, pelo conhecimento que tenho da região, já havia definido alguns possíveis pontos que eu achava que seria interessante fazer as fotos.

Noite bem fria de inverno, partimos pela rodovia apreciando o pôr do sol e o início da noite, quando já na região dos cânions da represa eu estacionei em um local seguro, numa área bem ampla e alta. Desliguei o carro, a escuridão se fez e o céu estrelado pode ser percebido. Em pouco tempo, minha mãe percebeu um brilho amarelado despontando atrás das montanhas e me avisou do surgimento da lua!

O grande lago de Furnas com o reflexo da lua cheia | Imagem: Sanner Moraes
Ficamos eufóricos, o brilho era muito intenso. Lá estava ela, uma bolota enorme revelando a silhueta das árvores. Peguei minha lanterna, os equipamentos fotográficos e saí do carro para registrar.

A grande lua já toda revelada e acima do horizonte fez com que ficássemos hipnotizados. Minha mãe logo me pediu a maior nota de dinheiro que eu tinha na carteira para fazer aquela simpatia de mostrar o dinheiro para a Lua: "Lua de São Clemente, quando voltares, me traga desta semente". Quem é mais "antigo" provavelmente conhece esta simpatia. 
 
Lanchas atracadas ao píer no lago de Furnas com a lua ao fundo | Imagem: Sanner Moraes
Fiz algumas fotos e logo segui para outro ponto do lago, um clube náutico onde eu pude ter o reflexo e brilho da lua refletido na água, com as montanhas circundando a cena.

As lanchas atracadas no píer também renderam belas fotos com seus reflexos no espelho dágua. 
 
O luar ilumina os elementos de composição: Lanchas, montanhas e céu | Imagem: Sanner Moraes
Tecnicamente falando, fotografar a lua à noite é sempre um problema, em especial a lua cheia, que reflete muita luz e perde sua textura.

Mas, um dia antes, quando eu me deslocava de Ribeirão Preto para Passos, no final da tarde, a lua estava adiantada no horizonte, então eu me deparei com a entrada de uma bela fazenda onde havia uma imponente bandeira do Brasil flamulando como primeiro plano, com a grande lua ao fundo ainda com céu claro, possibilitando que sua textura pudesse ser visível na foto. 
Caçada fotográfica à lua cheia - Bandeira do Brasil na entrada de uma fazenda próxima a Ribeirão Preto | Imagem: Sanner Moraes


Mais notícias


Publicidade