Vertical Adventures apresenta

bora ligar o modo on
em nossas aventuras


Publicidade

on adventure

Conheça os mistérios da Lagoa Misteriosa, no Mato Grosso do Sul

Localizada no Mato Grosso do Sul, a Lagoa Misteriosa é a primeira caverna inundada do Brasil que recebe turistas

| ON Adventure -

Mergulho com cilindro na Lagoa MisteriosaFoto: Jason Marinho
Você já ouviu falar na Lagoa Misteriosa? Ela fica localizada no Mato Grosso do Sul, na Serra da Bodoquena em Jardim, e é a sétima lagoa inundada mais profunda do Brasil. Vamos te contar o motivo pelo qual ela possui este nome e as razões pela qual é um ponto turístico bastante frequentado.

A Lagoa Misteriosa possui uma escada submersa, também conhecida como a escada mais famosa do Estado, ela possui 190 degraus do mirante até a margem da lagoa e a parte inundada possui mais 30 degraus. O que explica o sucesso da escada é que ela dá acesso a um dos lugares mais incríveis da região, sendo cenário para fotos perfeitas. 
Casal utiliza escada da Lagoa Misteriosa durante mergulho | Imagem: Redes Sociais
A beleza exuberante do local vem impulsionando bastante o turismo local, atraindo visitantes de diversas regiões do país e do mundo. Segundo a Sociedade Brasileira de Espeleologia, o local tem mais de 220 metros de coluna dágua. Mas a Lagoa Misteriosa fica aberta somente entre abril e agosto, pois depois deste período há uma proliferação natural de algas.

No período em que há mais chuva, há mais matéria orgânica sendo levada para dentro da lagoa, aumentando a proliferação de algas. Nos meses em que há menos chuvas, há menos resíduos e a lagoa volta a ficar com um tom de azul encantador. 
Mergulho com cilindro na Lagoa MisteriosaFoto: Marcio Cabral
Mas você sabe por que ela é chamada de Lagoa Misteriosa?

Primeiramente, a Lagoa misteriosa é a primeira caverna inundada do Brasil com autorização para receber turistas. Ela fica situada no fundo de uma dolina, formada pelo afundamento de uma rocha. Ela era considerada um local mal-assombrado, por conta dos barulhos feitos pelo vento, parecidos com uivos. 
Flutuação | Foto: Marcelo Krause
Porém o mistério da Lagoa Misteriosa é bem mais "profundo". Os mergulhadores já alcançaram 200 metros de profundidade do local e ainda não encontraram o fundo. Quando os turistas visitam o local, descem acompanhados por instrutores, mas não chegam até essa profundidade. Apesar disso, a vista azul da água límpida deixa todos maravilhados.

Mais notícias


Publicidade