Vertical Adventures apresenta

bora ligar o modo on
em nossas aventuras


Publicidade

on adventure

Céu de setembro permitirá a observação de constelações e planetas. Confira.

Separamos um calendário com datas e informações dos astros que poderão ser observados em setembro. Confira.

| ON Adventure -

O mês de setembro proporciona noites de céu limpo | Imagem: Getty Images
Apesar de não trazer nenhum fenômeno como chuva de meteoros, eclipses ou superluas, o mês de setembro trará a chance dos curiosos e apaixonados por astronomia observarem estrelas e planetas.

Por ser um mês de transição entre o inverno e a primavera no Hemisfério Sul, poderemos observar diversos astros em um só mês, tanto as constelações de inverno (Escorpião e Sagitário) como as de verão (Orion e Touro), poderão ser vistas, as primeiras no começo da noite e as segundas durante a madrugada. Além disso, planetas como Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno também poderão ser observados a olho nú.

Para ajudar na observação, você pode baixar alguns aplicativos como
Stellarium, Star Walk, Star Chart, Sky Safari ou SkyView.

Abaixo, separamos um calendário com informações dos astros que poderão ser observados no mês de setembro.

5 de setembro: Vênus e a constelação de Virgem. Vênus é o planeta que aparece mais brilhante em nosso céu. No início da noite do dia 5, ele estará coladinho em Spica, a estrela mais brilhante da constelação de Virgem. Para observá-los, olhe na direção oeste, onde o Sol se põe, assim que começar a escurecer.

8 e 9 de setembro: A Lua e Mercúrio se juntam a Vênus e Spica. A cena pode ser vista cerca de meia hora após o pôr do sol, também a oeste. Basta encontrar a Lua que, em sua fase crescente, parecerá um fino "sorrisinho". Spica estará à esquerda, com Vênus acima, e o pequeno Mercúrio mais abaixo, próximo ao horizonte.

14 de setembro: Netuno, o oitavo e último planeta do Sistema Solar, estará ao lado oposto do Sol, em relação à Terra. Porém, por ser tão distante, não é possível observá-lo a olho nu. Quem tem um telescópio poderá encontrá-lo próximo à constelação de Aquário.

21 de setembro: Apesar de ser mais difícil a observação a olho nú, será possível localizar Mercúrio. Ele é pequeno, um pouco maior que nossa Lua, se move rápido e muitas vezes é ofuscado pela luz do Sol. Mas, no dia 21, será possível observá-lo justamente logo acima do Sol, quando ele estiver se pondo, a partir das 18h, bem pertinho do horizonte oeste. A estrela Spica estará ao seu lado.

22 de setembro: Para fechar com chave de ouro, no dia 22 de setembro, às 16h20, inicia a primavera, também conhecido como Equinócio de Primavera. Este é o exato momento em que a luz solar incide igualmente entre os dois hemisférios, alinhada com o Equador, e o Sol avança para o lado sul do firmamento.

Agora que você já sabe as datas e algumas informações sobre como observar os planetas e constelações que estão visíveis neste mês de setembro, basta se organizar, escolher um local sem muita iluminação artificial e apreciar a vista.

Mais notícias


Publicidade