Vertical Adventures apresenta

bora ligar o modo on
em nossas aventuras


Publicidade

on adventure

Piloto italiano bate cinco recordes mundiais depois de voo insano dentro de túnel

O italiano Dario Costa passou por dois túneis perto de Istambul a velocidades médias de 245km/h, batendo cinco recordes mundiais.

| ON Adventure -

O piloto acrobático italiano Dario Costa atravessou dois túneis voando a 245km/h em Istambul na Turquia | Imagem: RedBull Content Pool 
No dia 4 de setembro, logo após o amanhecer do sábado, o piloto profissional de corrida aérea e piloto acrobático, Dario Costa, realizou um feito inédito. Com seu avião de corrida Zivko Edge 540, que foi especialmente modificado, pilotou dentro de um dos túneis duplos Çatalca, na rodovia norte de Mármara, na Turquia.

Cercado pelo arco de concreto das paredes, Costa decolou na penumbra do primeiro túnel às 6h43, hora local, com a madrugada colocando o sol nas costas e oferecendo ótimas condições ambientais.

A folga aérea limitada significava que ele tinha que manter a aeronave em uma trajetória de voo logo acima do asfalto enquanto gerenciava uma margem claustrofóbica de apenas cerca de quatro metros entre cada ponta de asa e as paredes implacáveis.

Mudanças no fluxo de ar, combinadas com a direção altamente sensível da aeronave, exigiram tempos de reação de menos de 250 milissegundos, já que Costa executou movimentos finos com as mãos de meros milímetros durante o voo. 
O piloto acrobático italiano Dario Costa atravessou dois túneis voando a 245km/h em Istambul na Turquia | Imagem: RedBull Content Pool
Um dos momentos mais críticos aconteceu quando o avião passou pela fenda de 360 m entre os túneis, o que expôs a aeronave leve a ventos laterais enquanto Costa se preparava para entrar na estreita abertura do segundo túnel.

Costa descreveu: "Tudo parecia estar acontecendo muito rápido, mas quando saí do primeiro túnel, o avião começou a se mover para a direita por causa do vento cruzado e, na minha cabeça, tudo ficou mais lento naquele momento. Reagi e apenas me concentrei em colocar o avião de volta no caminho certo para entrar no outro túnel. Então, em minha mente, tudo acelerou novamente."

Ele contou que estava em média 245 km/h enquanto gerenciava as mudanças na inclinação e na forma do segundo túnel. Quando o avião de corrida saiu disparado do outro lado, o italiano fez um loop comemorativo antes de pousar.

Da decolagem à saída do segundo túnel, o voo percorreu uma distância de 2,26km. E em menos de 44 segundos, Dario Costa havia estabelecido um recorde mundial certificado do Guinness e mais quatro. 
O piloto acrobático italiano Dario Costa atravessou dois túneis voando a 245km/h em Istambul na Turquia | Imagem: RedBull Content Pool
Com isso, o voo Tunnel Pass foi reconhecido com o Recorde Mundial do Guinness para o Túnel Mais Longo Voado com um Avião (1.610m), e Costa recebeu o certificado oficial. Os outros quatro recordes notáveis foram: primeiro voo de avião por um túnel, voo mais longo sob um obstáculo sólido, primeiro voo de avião por dois túneis e primeira decolagem de um túnel.

Costa foi orientado pela lenda da aviação Péter Besenyei, da Hungria. Ao todo, o projeto Tunnel Pass exigiu uma equipe de 40 pessoas, tecnologia de treinamento especialmente desenvolvida e mais de um ano de preparação.

"Eu nunca voei em um túnel na minha vida ninguém nunca tinha feito isso então havia um grande ponto de interrogação na minha cabeça se tudo sairia como esperávamos", diz Costa. "Foi um grande alívio, claro, mas grande, grande felicidade foi a emoção principal. Para mim, é mais um sonho que se tornou realidade." 
 



Dario Costa possui mais de duas décadas de experiência de voo e numerosos feitos na aviação em seu crédito, o piloto de 41 anos já havia registrado mais de 5.000 horas no ar mais da metade em acrobacias de alto desempenho. Ele até se tornou o primeiro italiano a conseguir uma vitória na classe Challenger do Red Bull Air Race. Costa sonhava com o Tunnel Pass há anos e seria seu empreendimento mais exigente e complexo até então.

Com informações de RedBull Content Pool

Mais notícias


Publicidade