Vertical Adventures apresenta

bora ligar o modo on
em nossas aventuras


Publicidade

on adventure

Aquecimento global: alguns danos ao meio ambiente já são irreversíveis.

O planeta vem enfrentando mudanças climáticas e temperaturas extremas. Entenda o que está acontecendo.

| ON Adventure -

 

Em Paris, termômetros já registraram até 44,1º C
Muito se fala sobre aquecimento global e mudanças climáticas, porém agora é possível realmente sentir na pele o que os cientistas vêm falando há alguns anos.

Isto não significa que antes era menos importante que agora, mas que se tivéssemos prestado atenção lá atrás e feito algo para frear os danos ao meio ambiente, agora não estaríamos sentindo, de fato, as consequências.

Vamos explicar o que está acontecendo com o planeta:

Calor excessivo na fria Europa ou neve em locais em que comumente os termômetros não tinham medições tão baixas são uns dos exemplos que provam que há algo de errado com o planeta.   
Neve e temperaturas baixas na cidade de São Francisco de Paula (RS), na Serra Gaúcha| Imagem: EVANDRO LEAL
Um estudo publicado na revista Nature Climate Change, apontou que mudanças em correntes oceânicas que levam água quente dos trópicos para a Europa, podem causar um desbalanceamento que causará ondas congelantes no continente europeu e na América do Norte.

Fabio Luiz Teixeira Gonçalves, doutor em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (USP) e professor do Departamento de Ciências Atmosféricas do IAG (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas), explicou para o portal Destratando, que as mudanças climáticas sempre ocorreram. "São alterações de longos períodos, referentes a fatores que são acrescidos da variabilidade natural do sol, a posição da órbita terrestre, mas as atuais mudanças são de origem antrópica [causada pelos seres humanos] e não naturais", afirmou o meteorologista. 
No Canadá, há houve mortes pelo calor excessivo.
Gonçalves alerta que o principal culpado é a liberação de gases do efeito estufa na atmosfera. "Essas mudanças têm sido rápidas e com claros impactos, que estamos vivenciando especialmente nas últimas semanas. Com este cenário de aquecimento, os eventos extremos meteorológicos (que fazem parte da previsão do tempo, como temporais ou secas) ocorrem e ocorrerão com maior frequência".

O relatório IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas), da ONU, publicado recentemente apontou que chegamos ao ponto em que parte dessas alterações feitas no planeta por ação dos seres humanos é irreversível.

Agora, o que nos resta é começar a agir para recuperar os danos que ainda podem ser reversíveis e evitar que o meio ambiente continue a ser prejudicado.

Mais notícias


Publicidade