Vertical Adventures apresenta

bora ligar o modo on
em nossas aventuras


Publicidade

on adventure

Você sabe como surgiu o dia do Paraquedista? Confira!

No dia 22 de outubro é comemorado o Dia do Paraquedista em homenagem ao primeiro paraquedista de todos. Confira tudo sobre esta data.

| ON Adventure -

O primeiro salto de paraquedas bem sucedido em 1797, em Paris realizado pelo francês e engenheiro André-Jacques Garnerin que saltou a uma altura de 1000 metros.
O Dia do Paraquedista é comemorado anualmente em 22 de Outubro.
Mas você sabe de onde vem esta data? 

A data homenageia uma das invenções mais interessantes do século XVIII, o paraquedas, quando em 1797 o engenheiro André Jacques Garnerin baseando-se em um modelo aerodinâmico de Da Vinci, saltou de um equipamento parecido com um guarda-chuva e imortalizou-se como o primeiro ser humano a pular de paraquedas. 

Mas, o equipamento só foi aperfeiçoado no século XIX. O salto com paraquedas, feito a partir de um avião, só aconteceu em 1912, sendo uma iniciativa do capitão do exército norte-americano Alverty Berry. Foi ali que nasceu um elo entre as Forças Armadas e o paraquedismo, ligação essa que você já deve ter percebido, dura até os dias de hoje.   
 
O paraquedista militar usa o salto como meio estratégico de acessar determinados terrenos.Ele carrega muitos equipamentos necessários para esse tipo de ação, portanto é um salto mais difícil que os saltos de recreação.
Quem são eles? 

Os paraquedistas são atletas que saltam por recreação ou a nível profissional, seja como, militares ou civis, nos casos dos atletas patrocinados que disputam campeonatos, instrutores de salto duplo, ou treinadores de atletas de recreação. 

Paraquedismo por diversão: Sanner Moraes em salto de paraquedas junto ao seu amigo, na cidade de Piracicaba - SP
A vontade de voar sempre pertenceu aos homens, desde o "Sonho de Ícaro", e com o advento do paraquedas, muitas modalidades que causam sensações diferentes de voo, foram surgindo, como Free Fly - com vôos verticais, em pé ou de cabeça para baixo, e o wingsuit, a "roupa de morcego" que aproxima o praticante da sensação de voar como pássaro. 
 
O paraquedista de profissão atua tanto em cursos para formação de novos atletas, no treinamento para evolução dos atletas de diversas modalidades, e também levando passageiros que não são atletas e que desejam sentir a experiência em saltos duplos.
Uma observação interessante é que, ao contrário do que muita gente pensa, os paraquedistas têm medo sim, mas encontram prazer nessa adrenalina causada pela atividade.
O esporte vem evoluindo e, com o aumento da segurança, houve também o aumento do número de praticantes, que começa sempre através de uma escola. 

Alguns famosos como Tom Cruise, Michael Schumacher e Caio Castro também são paraquedistas

Como começar? 
 
Os profissionais do paraquedismo também atuam na formação de novos atletas, em cursos como o AFF ) Accelerated Freefall
Para iniciar no paraquedismo, é necessário que o aluno cumpra todas as exigências e tenha aprovação em um curso iniciante com 7 módulos, que contempla o curso teóricos e os saltos com os instrutores.
Após a aprovação, o aluno passa por um período de maturação onde já pode saltar sozinho até acumular 25 saltos. Depois disso, ele é reavaliado em um salto de mudança de categoria e, a partir de então, pode ser considerado um atleta.
Confira nosso Vídeo que explica com detalhes como fazer para se tornar um paraquedista.

Mais notícias


Publicidade