Vertical Adventures apresenta

bora ligar o modo on
em nossas aventuras


Publicidade

on adventure

Último eclipse lunar de 2021 acontecerá 19 de novembro

O último eclipse lunar de 2021, e o único parcial do ano, acontecerá no próximo dia 19 de novembro. Confira como assistir.

| ON Adventure -

No dia 19 de novembro, numa sexta-feira, ocorrerá o segundo e último eclipse lunar de 2021, sendo o único parcial deste ano.

Apesar de ser considerado parcial, ele chegará próximo ao total, pois a lua estará na sua fase cheia, com 97,42% no cone de sombra da Terra, e somente 2,58% na penumbra.

Para os amantes da natureza, em especial, da astronomia, o fenômeno poderá ser visto do Brasil até a sua primeira metade, durante a madrugada. O ápice acontece às 6h02min. O eclipse também poderá ser visto do Oceano Pacífico e do Ártico, parte das Américas, centro-leste da Ásia, Nova Zelândia e noroeste da Europa.

Mas se você quer acompanhar, sem sair de casa, será possível assistir ao eclipse pelo YouTube, em uma live feita pelo Prof. Marcos Calil, coordenador científico do planetário de Santo André e do Núcleo de Observação do Céu. Os equipamentos serão montados em Santo André ou em Atibaia, mas tudo dependerá das condições meteorológicas, já que este novembro está chuvoso e com muitas nuvens.
A live se inicia às 2h30min pelo canal do Instituto Iprodesc.

 
Como ocorrem os eclipses lunares?

Os eclipses lunares ocorrem quando a Lua passa pela sombra da Terra projetada no espaço, gerada pela iluminação do Sol. Neste alinhamento, a lua deixa de receber a luz solar e passa a ficar escura.

Ele acontece somente com a lua cheia, momento em que ela está completamente alinhada com a Terra, em relação ao Sol. 
Ilustração esquemática de como ocorre o eclipse lunar
Por exemplo, pegue uma bola e acenda uma lanterna na direção dela. Você verá que a sombra que irá se formar atrás da bola terá uma parte mais clara e outra mais escura. A parte mais escura terá o formato de um cone com a base na bola, e a parte mais clara terá o formato de um cilindro, também com a base (menor) na bola, em volta do cone.

O cilindro, ou a região mais clara, é chamado de "penumbra", espaço de meia sombra que recebe um pouco de luz, e a parte mais escura, o cone, é chamada de "umbra", parte que não recebe nenhuma luz, completamente escura.

Quais são os tipos de eclipses lunares que existem?

Eclipse total:

Acontece quando toda a lua é encoberta pela sombra da Terra. Geralmente, a lua fica por cerca de uma hora na escuridão, sendo possível que o eclipse dure várias horas. Para que o eclipse total aconteça, é necessário que a lua esteja completamente posicionada na região da umbra. 
 
Eclipse lunar total: A terra faz sombra em toda área da Lua.
Eclipse parcial:

Acontece quando apenas uma parte da lua é encoberta pela sombra, não completando um eclipse total.
Eclipse penumbral:

Acontece quando a lua é encoberta pela sombra da Terra um pouco mais fraca. Isso ocorre quando a lua se posiciona na faixa da penumbra, não chegando a alcançar a umbra. Nesses casos, muitas vezes o eclipse nem é notado pelas pessoas, pois a lua não chega a ser encoberta, apenas diminui o seu brilho.

Mais notícias


Publicidade