Vertical Adventures apresenta

bora ligar o modo on
em nossas aventuras


Publicidade

on adventure

Novo ponto de rapel é inaugurado em Praia Grande (RJ). Confira dicas

Um novo ponto para praticar rapel foi inaugurado em Praia Grande, em Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro. Confira nossas dicas.

| ON Adventure -

Foto: Divulgação
Férias chegando e com elas trouxemos uma dica de um destino incrível para praticar rapel. No mês de novembro, uma das praias mais bonitas da Região dos Lagos se tornou o cenário perfeito para quem curte esportes radicais. O Rio Radical inaugurou um rapel com, aproximadamente, 30 metros de altura tendo como paisagem a encantadora Praia Grande, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos. 
 



Durante todo o verão, a atração tem acesso livre para todo o público com idade a partir de 7 anos, que ainda pode contar com um fotógrafo profissional para garantir o registro.

Em entrevista para o portal O Dia, o proprietário da Rio Radical, Tiago Gomes falou um pouco sobre como é praticar o esporte no local. "É uma experiência inesquecível. Apreciar a paisagem num esporte radical. Nossa equipe é preparada e oferece segurança. Pode ter certeza que vai ser a foto mais inesquecível da sua vida".

Como chegar em Praia Grande - RJ partindo de Campinas-SP?

Partindo de carro, de Campinas - SP, a viagem dura em torno de sete horas, sendo aproximadamente 466 quilômetros.


O que é Rapel?

O Rapel é um esporte radical praticado com uso de cordas verticais em abismos, cânions, cachoeiras, vão livres e paredões, utilizando equipamentos adequados para a descida. Trata-se de uma atividade criada a partir das técnicas do alpinismo, o que significa que requer habilidades e preocupação com a segurança do praticante.

A palavra rapel, em francês, significa "chamar" ou "recuperar", por conta do ato de puxar a corda ao final da descida.

Quem pode praticar Rapel?

O rapel possui duas vertentes: comercial e esportiva.

O Rapel Comercial pode ser praticado por qualquer uma que tenha o mínimo de preparo físico e há uma certa limitação quanto ao tipo físico.

O para praticar o Rapel Esportivo, a pessoa precisa ter aprendido, seja por curso ou por acompanhar alguém mais experiente
Como não há nenhuma legislação nem órgão que nivele a capacidade do atleta, existem muitas pessoas que acham que sabem praticar o esporte, mas na realidade são poucos os praticantes realmente preparados. 

Quais cuidados deve se ter ao praticar Rapel?

Ao praticar rapel é necessário tomar alguns cuidados e medidas preventivas, afinal de contas, é um esporte radical que envolve altura.

Para isto, é necessário que o praticante tenha um bom planejamento, obtendo informações sobre o ambiente, modalidade do esporte e clima do dia. Também é primordial a verificação dos equipamentos e vestimentas corretas, evitando acidentes e desconfortos.

O atleta também deve estar bem preparado com uma boa condição física e psicológica, pois é fundamental conhecer suas limitações.
Alguns outros cuidados como, alimentação balanceada, estar bem hidratado e ter acompanhamento de um guia e treinamento prévio também são importantes.

Além disso, recomendamos que você esteja acompanhado por amigos e profissionais, sendo no mínimo três pessoas, pois uma vai auxiliar na descida, outra irá descer e a terceira ficará responsável pela segurança embaixo.

Outros cuidados importantes:

-Carregue apenas os itens necessários;
-Avisar antes de jogar a corda.
-Verifique todos ps pontos de conexão, seja mosquetões, nós a ancoragens. 
- Para quem não possui experiência, ou mesmo para experientes em rapéis mais demorados, é ideal que se use um auto-seguro. mas lembrando que o auto-seguro só pode ser usado em rapeis secos. Rapéis com água, como no caso do cachoeirismo (cascading), o auto-seguro passa a ser um risco, de travamento e afogamento.

Mais notícias


Publicidade