Vertical Adventures apresenta

bora ligar o modo on
em nossas aventuras


Publicidade

on adventure

Verão 2022: Veja dicas para aproveitar os esportes radicais da estação

O verão é uma ótima época para praticar diversos esportes radicais, principalmente os que envolvem água. Confira as dicas que separamos.

| ON Adventure -

Foto: Sanner Moraes 
E o tão desejado verão chega hoje, nesta tarde de terça, 21 de dezembro, e vai até as 12h59min do 20 de março de 2022.

São três meses esperado por muitos, pois coincide com festas de fim de ano, férias e por ter um clima mais quente e dinâmico, é um convite para esportes e atividades ao ar livre.

Com o verão, temos o solstício de verão, que é o dia mais longo do ano. Os dias vieram aumentando sua duração (luz solar) desde o solstício de inverno. Ao final de junho, teve sua duração equilibrada com a noite no equinócio de verão, ao final de setembro, no início da primavera, o dia veio ficando mais longo que a noite.

A partir de hoje, a duração do dia volta a decrescer, em um ciclo natural, oriundo da inclinação do globo terrestre, de 23º no seu eixo de rotação. 
Inclinação do planeta Terra e a incidência de luz e calor do Sol de acordo com as estações do ano.
Os dias maiores e mais quentes estimulam um comportamento mais dinâmico e são ótimos para esportes e atividades de aventura. Além da maior duração da luz solar possibilitando aventuras mais seguras, mesmo que hajam atrasos, o clima mais quente elimina a necessidade de roupas para frio, eliminando também o risco de uma possível hipotermia caso o aventureiro precise, forçadamente, pernoitar em meio a natureza.

Mas é sempre bom estar precavido. Levar uma lanterna e um casaco leve, mesmo no verão, é um comportamento padrão de um aventureiro experiente.  
Imagem: Flicker
Com o clima mais quente, é muito importante levar uma quantidade considerável de água. Para aventuras curtas e rápidas, é recomendado levar pelo menos 1,5L de água, e essa quantidade vai aumentando quanto maior o tamanho e tempo de duração da aventura.

Caso o local da aventura seja por exemplo em uma cachoeira, com água limpa, tem-se também a opção de levar comprimidos de cloro, próprios para matar bactérias de águas coletadas na natureza. Este recurso é usado em último caso ou para evitar levar muito volume e peso de água potável.   
Caiaque
E falando em cachoeira, que é um dos locais mais procurando durante o verão, aí vem um alerta: durante a época das chuvas, ou seja, predominantemente no verão, há riscos de cabeças dágua em regiões montanhosas com cachoeiras.

As cabeças d água são enchentes súbitas que percorrem o leito do ribeirão onde a cachoeira está localizada, arrastando quem e o que estiver pela frente, seja galhos, troncos, pedras e pessoas. É um fenômeno que vem fazendo vítimas há muito tempo, e deve ser entendido pelos ecoturistas e aspirantes a aventureiros.
Snorkeling
Falando em fenômenos, temos outro também perigoso, que ocorre na época das chuvas. São os raios.

Eles ocorrem em áreas descampadas ou em locais com alguma estrutura alta e fina. Por isso são instalados para-raios em prédios e torres. Na natureza, essa estrutura costuma ser árvores em locais de campos, picos de serras e montanhas. 
Stand Up Paddle. Foto: Maridav / Shutterstock.com
Os melhores esportes para o verão também envolvem risco de raios, pois são principalmente os praticados na água, tais como: Jetski, SUP, caiaque, surf, wakeboard, waterline, escalada psicobloc (que é realizada sobre a água), entre outros.

Portanto, é preditivo projetar e gerenciar sua jornada para a poder aproveitar melhor época do ano para aventuras.

Mais notícias


Publicidade