Mas, justamente por ser um esporte de risco, a segurança é redobrada. Para tirar as dúvidas e te tranquilizar, iremos explicar quais são os equipamentos utilizados para garantir a segurança dos paraquedistas.
Para auxiliar nesta tarefa, convidamos o instrutor de paraquedismo Alex Carpena para explicar como tudo funciona.
SOBRE O SALTO:
O Salto Tandem é aquele em que um instrutor de paraquedismo salta com um passageiro, pessoas que tem vontade de experimentarem a queda livre, mas sem a necessidade de ser um praticante. Essa experiência é considerada como um "salto instrucional" e é a porta de entrada para o esporte, caso o passageiro tenha gostado da experiência.
SOBRE OS DISPOSITIVOS:
Primeiramente, a pessoa sempre salta com dois paraquedas, sendo um reserva, para se por acaso (isso é muito raro de acontecer) o principal tiver qualquer problema na abertura, o reserva entrará em ação.
Para aumentar mais a segurança, é possível também abrir o paraquedas tanto do lado esquerdo como do direito.



O paraquedas de salto duplo funciona de forma moderada, não foca no desempenho e performance, sendo mais seguro quando comparado aos paraquedas de alta performance em que o objetivo é um voo mais rápido, com respostas mais sensíveis e radicais.
A ordem saída do avião também é pensada para aumentar a segurança.
O salto duplo sai por último abre mais alto ter tempo de lidar com qualquer situação de anormalidade ou emergência e garantir o pouso em segurança. A saída por último que não haja colisão vertical de outros paraquedistas que comandam mais baixo, entre 3.500 e 2.500 ft (pés). A altura de comando do salto duplo é de 5.500 ft (pés)

Ao escolher saltar em uma área capacitada e regulamentada, estará em segurança, pois todas as regras e fiscalização são muito rigorosas.
O salto duplo é a vertente do paraquedismo mais segura que existe no mundo, por isso, se você tem vontade de praticar, não tenha medo e siga em frente nesta aventura que irá te proporcionar uma experiência incrível.