Vertical Adventures apresenta

bora ligar o modo on
em nossas aventuras


Publicidade

on adventure

Lua de Sangue: Eclipse lunar em maio de 2022

O primeiro eclipse lunar de 2022 será total, com Lua de Sangue e poderá ser visto do Brasil na madrugada de 16 maio.

| ON Adventure -

 
Eclipse lunar total com Lua de Sangue aocntece na madrugada de 16 maio 2022 | Imagem: Sanner Moraes
Mais um eclipse se aproxima neste primeiro semestre de 2022 e dessa vez ele poderá ser visto por completo aqui no Brasil. Entretanto será necessário ficar acordado até mais tarde, porquê o fenômeno acontece de madrugada.


Eclipse é um tema muito abordado aqui no ON Adventure.  

É um fenômeno fantástico que atrai amantes (ou não) da natureza.  

Já sabemos que o eclipse lunar ocorre quando há um alinhamento do Sol, da Terra e da Lua, respectivamente, quando nesse momento de alinhamento a luz solar é bloqueada pela terra fazendo sombra na lua.  

Isso acontece sempre na fase Cheia da lua, mas nem sempre é possível ver do Brasil.  

Cada eclipse acontece com a Terra em determinada posição de rotação e é necessário neste momento de alinhamento a face da Terra em que estamos, esteja na sombra, oposta ao Sol. Trocando em miúdos, para conseguirmos ver, é necessário que o local onde estamos no globo terrestre esteja a noite. 
Esquema e nomenclatura das partes da sombra
E nesta madrugada de 15 para 16 de maio, acontece um eclipse total e que será plenamente visto do Brasil, e vale a pena ver porque, este eclipse ainda além de ser total, é também categorizado como Lua de Sangue.

Lua de Sangue:

Este nome é dado para quando a sobra do eclipse se faz com uma coloração avermelhada. Isso ocorre devido a relação de proximidade da Lua com a Terra e consequentemente com a atmosfera terrestre, que filtra e reflete para a Lua apenas os espectros de cores de baixa frequência, no caso os avermelhados.

Mas este é um fenômeno previsto para 14 de junho e 13 de julho deste ano, e que ainda vamos falar mais à frente.
Quando essa relação de proximidade entre Lua e Terra alcança sua menor distância, dá-se o nome de Perigeu, quando a Lua é chamada de "Super Lua"se apresenta 15% maior e 30% mais brilhante.

Continuando sobre o eclipse lunar.

Este vídeo mostra a simulação de como será essa cobertura da sobra na lua, e os horário de inicio e término do eclipse.



O ápice do eclipse (sua totalidade) ocorre às 1h11 da madrugada (um número cabalístico para algumas pessoas) do dia 16 maio de 2022.
Mas este show da natureza começa às 23h27 da noite de 15 de maio, quando a Umbra (parte mais escura da sombra) começa a invadir o brilho da Lua, mas na verdade é a lua que está se movendo para essa região de sobra da Terra.

Entre às 00h29 e 1h45 do dia 16, é o espaço de tempo onde o eclipse total acontece, com alinhamento máximo às 1h11min.

Caso sua madrugada esteja nublada ou você não queira sair de casa por qualquer motivo, também é possível assistir ao eclipse através da transmissão ao vivo que a NASA fará em sue canal de YouTube, a partir da 00h (horário de Brasília) do dia 16.



Publicidade