Aguarde...
ON Run

onrun

Correr usando máscara no período de uso obrigatório.

Esclareço algumas dúvidas que surgiram sobre correr usando máscara, após a determinação de uso obrigatório.

| ON Run

Correr  usando máscara no período obrigatório - Crédito: Getty Images

Nesse período, além dos desafios para entender qual será o novo normal, precisamos pensar como será o retorno aos treinos. Entre muitas dúvidas e perguntas com poucas respostas, tentarei responder, esclarecendo alguns pontos para ajudar na sua decisão de correr usando máscara.  

Além de ter lido nas redes sociais, algumas pessoas têm me perguntado sobre o uso da máscara, em especial, sobre a dificuldade de respirar durante os treinos de corrida.  

Minha resposta, primeiramente, é que devemos seguir as orientações dos órgãos de saúde sobre o uso da máscara e locais permitidos para a realização dos treinos, se for o caso do seu município. O distanciamento social e o uso da máscara é o que temos de mais eficiente, até o momento, no combate ao vírus.  

Para entendermos melhor essa dificuldade sobre a respiração e o uso da máscara, é preciso saber que somos seres aeróbio e necessitamos do oxigênio para sobreviver. Com a prática de atividade física, conseguimos gerar algumas adaptações em nosso organismo, especialmente nas enzimas que ajudam a remover a acidez do músculo e células responsáveis pelo transporte de oxigênio, que é transformado em energia.  

Muitos corredores(as) perderam boa parte dessa adaptação em função do tempo parado, juntando com o uso da máscara, que forma uma barreira diminui o fluxo de oxigênio, fazendo com que o corredor canse muito antes do previsto. Em alguns casos, podem ocorrer mal-estar e possíveis acidentes, em função do baixo nível de oxigênio que chega para suprir as necessidades do organismo.  

Como a segurança deve sempre estar no lugar mais alto do pódio, recomendo sempre que façam o uso da máscara e diminuam o ritmo de treino, intercalando com pequenas caminhadas. É importante sempre respeitar seu nível de condicionamento físico atual, pois não faz sentido correr em intensidade altas nesse momento, uma vez que não temos eventos previstos, além do momento não ser o mais recomendado para a utilização do sistema de saúde, em caso de um possível acidente.
 


Mais do ACidade ON