Aguarde...
ON Run

onrun

Correr maratona rejuvenesce.

Pesquisa mostra que correr maratona rejuvenesce as artérias. O estudo acompanhou 138 maratonistas iniciantes, sendo 49% homens com média de idade de 37 anos.

| ON Run

Correr maratona rejuvenesce.  Crédito: Divulgação / Rawpixel Ltd
Os benefícios da atividade física para a saúde e qualidade de vida das pessoas é quase um consenso na literatura. O que também tem caminhado nessa direção são os benefícios específicos da corrida de rua, que passou a ter cada vez mais participantes, aumentando também as pesquisas que relacionam a prática da corrida com a saúde. Em uma pesquisa, foi análisada a relação entre a maratona e o rejuvenescimento das artérias do coração. Por isso, é possível afirmar que correr maratona rejuvenesce.  

O estudo acompanhou 138 maratonistas iniciantes, sendo 49% homens com média de idade de 37 anos. Eles tiveram as artérias do coração examinadas por ressonância nuclear magnética, antes de iniciar os treinamentos e três semanas após a prova. Os resultados apontados pelo estudo mostrou que as artérias estavam 4 anos mais jovens, apresentando menos rigidez.   

O processo natural do envelhecimento faz com que as artérias fiquem mais rígidas, perdendo seu potencial de elasticidade e favorecendo o aumento da pressão arterial, que é uma das síndromes metabólicas responsáveis pelo infarto, AVC e outros agravos a saúde das pessoas.    

Então, fica a dica para você que está pensando em sair do sedentarismo e iniciar uma atividade física. Vale lembrar que antes de iniciar a prática da corrida, o recomendado é procurar ajuda médica para fazer os exames e, em seguida, um profissional de educação física para prescrever seus treinos de forma segura.

Quer assistir a reportagem ? Clique aqui


Mais do ACidade ON