Aguarde...
ON Run

onrun

Atividades físicas previnem cerca de 4 milhões de mortes precoce por ano.

Pesquisadores das universidades de Cambridge e Edimburgo analisaram dados de 168 países.

| ON Run

Atividades físicas previnem cerca de 4 milhões de mortes. (Crédito: Divulgação / Pixabay)

As mortes provocadas pelo sedentarismo, também conhecido por doenças hipocinéticas, estão entre as maiores causas de morte em todo mundo, em especial nos países mais desenvolvidos. Essa relação ficou mais evidente no trabalho realizado pelos pesquisadores das universidades de Cambridge e Edimburgo, que analisaram dados de 168 países.  

Ao analisarem os dados sobre a prática de atividades físicas, tendo como base os países que seguem a recomendação da OMS, foi verificado que elas podem ser realizadas em 150 minutos semanais, com atividades de intensidade moderada, ou 75 minutos. com atividades vigorosas, ou uma combinação equivalente às duas propostas, mais trabalho de força.  

Ao compararem os dados de pessoas sedentárias com ativas e o número de óbitos em determinados países, foi observado que graças a atividade física foi possível chegar ao percentual de 15% menos mortes prematuras, que equivale a 3,9 milhões de vidas salvas.  

Embora tenha encontrado uma variação muito grande no nível de atividade física entre os países, os pesquisadores concluíram que a prática de exercícios contribuiu significativamente para a saúde da população.  

Outro dado interessante da pesquisa é que países com maior população de baixa renda obtiveram resultados 18% melhores em mortes prematuras, já nos países de alta renda a taxa ficou em 14%.  

Mais um dado interessante para te ajudar na decisão de iniciar uma atividade física.  

Seja bem-vindo ao portal ON Run - corrida não é só correr! 


Mais do ACidade ON