Aguarde...
ON Run

onrun

O que é avaliação física e para que serve?

Se você pretende iniciar os treinos, a primeira orientação é procurar ajuda médica para realizar a avaliação física e exames periódicos.

| ON Run

 

O que é avaliação física e para que serve ? Crédito: Divulgação / Pressfoto - Freepik

Sempre que falamos em avaliação física, a primeira imagem que vem à mente é a do professor de jaleco branco, em um laboratório moderno com vários equipamentos, supervisionando um atleta de máscara correndo na esteira.Essa imagem mudou muito nos últimos anos. Atualmente temos protocolos indiretos, validados na literatura, que podem ser realizados em espaços adaptados e de fácil aplicação.  

A avaliação física, de maneira simples, é o ato de medir, mensurar e aferir. Nada diferente de outras profissões, assim como quando chamamos um pintor, pedreiro, engenheiro para realizar um serviço em nossa casa, primeiro é preciso medir para saber o que deve ser feito e fechar o orçamento. Outro exemplo que pode ser utilizado é o de quando compramos um sofá em uma loja, se não fizermos a medida do espaço antes da compra, o sofá pode não passar na porta de entrada.  

Para quem pretende iniciar os treinos, a primeira orientação é procurar ajuda médica para realizar uma consulta e os exames necessários, em especial o teste ergométrico, indicado em sua grande maioria para acompanhar o funcionamento do músculo cardíaco em esforço, e possivelmente alguns exames com marcadores bioquímicos do sangue. O médico saberá te orientar sobre os exames e testes, assim como a periodicidade das consultas.  

Após ter realizado os exames, é a vez de procurar um professor de educação física, que fará um planejamento pensando em suas necessidades e condições físicas iniciais. Para isso, é recomendado que seja feita uma avaliação física. Assim, o professor saberá exatamente quais são as capacidades físicas a serem desenvolvidas ou que requerem maior atenção.
Um dos principais erros do corredor é achar que sua saúde está sempre perfeita, em especial quem está em forma e já realiza atividade física regularmente.  

Os resultados da avaliação física são determinantes para a prescrição dos treinos.


Mais do ACidade ON