Aguarde...
ON Run

onrun

A importância do descanso pós-treino

O descanso pós-treino é importante para síntese proteica e para a recuperação muscular, sendo uma das etapas decisivas da atividade física

| ON Run

 

Descanso pós-treino. Crédito: Divulgação / Senivpetro - Freepik

Mais importante que o treino, é o descanso pós-treino. "O descanso é o alimento do atleta". É durante essa pausa que acontece a síntese proteica, ou melhor, "é onde tudo acontece". Esse momento é responsável por criar adaptações necessárias para melhorar a sua performance. O descanso é ainda mais importante para os amadores, que não têm muito tempo para realmente descansar.

As atividades do cotidiano faz com que gastemos energia, prejudicando a recuperação muscular após um treino intenso. Por esse motivo, invista na qualidade do seu sono, pois alguns hormônios importantíssimos são sensibilizados durante esse momento.  

A expressão que diz que as crianças crescem quando estão dormindo, também serve para os adultos. O hormônio do crescimento (GH) também tem a sua liberação durante o sono, por isso tente dormir um pouco antes do normal, especialmente nas semanas que antecedem seu objetivo principal e nos dias de treinos mais intensos.  

Vale ressaltar que o descanso é mais importante que o treino. É muito comum corredores treinarem todos os dias, ou descansar mais do que treinar. O planejamento é fundamental para sua evolução, seu professor certamente saberá qual é a dose ideal para a melhora do seu desempenho a médio e principalmente a longo prazo.

Um forte abraço e bons treinos.

Mais do ACidade ON