Aguarde...
ON Run

onrun

Saiba como escolher o tênis de corrida adequado para você

Vários aspectos podem influenciar na escolha do melhor tênis de corrida para o seu perfil

| ON Run

Saiba como escolher o tênis de corrida adequado para você. Credito: Divulgação/Pixabay

Na década de 90, haviam pouquíssimas opções de tênis de corrida, além de que custavam um valor muito alto. Era comum ver pessoas correndo descalço, em algumas provas. Hoje a situação é diferente, existem muitas opções, mas a dúvida é saber qual e quando efetuar  a compra de um tênis.

Destacamos abaixo algumas sugestões que podem te ajudar.  

O tênis feminino é diferente do masculino. Não apenas na numeração, a anatomia do pé é diferente.  

Se começar a sentir alguns desconfortos como dores no pé, tornozelo e joelho, possivelmente está na hora de trocar seu tênis.  

Se possível, tenha dois pares de tênis. A borracha também precisa de um tempo para recuperar seu poder de absorver os impactos.  

Uma recomendação dos especialistas é usar tênis que tenha em sua base, predominantemente, EVA (borracha). Estudos mostram que a resposta à absorção de impacto é mais recomendada.  

Os tênis com muito amortecimento não são os mais indicados para corredores (as) e podem causar possíveis lesões.  

Evite correr com tênis inadequado. Parece uma questão óbvia, mas é muito comum nos depararmos com pessoas, em especial as que praticam outras modalidades esportivas, correndo com tênis de jogar vôlei ou chuteiras de futsal. Essa prática pode causar possíveis lesões, pois cada modalidade exige de forma diferente das articulações do pé.  

Em modalidades coletivas, a função do tênis é mais de proteção, os tênis costumam ser bem mais reforçados e menos flexíveis. Já na corrida, o foco está no conforto e amortecimento.  

Uma outra opção são os famosos tênis com a fibra de carbono, que tem melhorado a performance dos atletas em média de 2 a 4%.  

Infelizmente, ainda nos dias atuais faltam orientações mais claras sobre qual tipo de tênis comprar. Por exemplo, corredores (as) com pesos diferentes não deveriam usar o mesmo tipo de tênis, pois o que possui o drop baixo absorve menos impacto. Por isso, utilizar o mesmo tênis de corrida que o campeão da maratona de Berlim usou, pode não ser uma boa escolha.  

Um dos poucos artigos científicos existente sobre o assunto, orienta que para corredores amadores, que correm até aproximadamente 50 km semanais, o tipo de pisada parece não ter efeito no que diz respeito a evitar possíveis lesões. Para esses casos, o mais indicado é usar um tênis de pisada neutra, bastante popularizado nos últimos anos.

 


Mais do ACidade ON