Aguarde...
ON Run

onrun

Classificação dos alimentos: entenda para melhorar sua alimentação

Entender a classificação dos alimentos e o que estamos comendo nos ajuda a escolher melhor o que vamos consumir

| Especial para ON Run

Classificação dos alimentos: entenda para melhorar sua alimentação Credito: Divulgação/Pixabay
Os alimentos podem ser classificados em macro (necessários em maior quantidade) e micronutrientes (necessários em menor quantidade).  

Os macronutrientes são os carboidratos, proteínas, gorduras e a água. Os micronutrientes são as vitaminas e os minerais.  

Os carboidratos, proteínas e gorduras possuem calorias, sendo responsáveis por nos fornecer energia e gerar combustível para que nosso corpo realize todas as atividades, além de construir todos nossos tecidos, enzimas e hormônios, ajudar na cicatrização, regular a temperatura do nosso corpo, proteger os órgãos vitais e auxiliar no transporte de oxigênio, entre outras funções.  

Já as vitaminas e os minerais atuam como reguladores no nosso corpo, especialmente das enzimas e dos hormônios, que são essenciais no equilíbrio do nosso organismo.  

Outra maneira de classificar os alimentos é quanto ao seu processamento, eles podem ser:
In natura: obtidos diretamente das plantas ou animais como folhas e frutos, ovos e leite e passam, no máximo, por um processo de higienização ou refrigeração.  

Minimamente processados: são alimentos in natura que passam por alguns processos como secagem, moagem, trituração, desidratação, remoção de partes não comestíveis ou não desejadas para aumentar a sua durabilidade. Exemplos: arroz e feijão.   


Processados: possuem adição de ingredientes como sal, açúcar, óleos ou outras substâncias, além de passar por processos que incluem aquecimento, com o objetivo de aumentar a duração dos alimentos. Exemplos: milho e a ervilha enlatada.
Ultra processados: neles existe uma quantidade grande de alimentos de todos os grupos anteriores, além de substâncias produzidas pela indústria. Exemplos: biscoitos ou congelados.  

Só um nutricionista é capaz de organizar a sua alimentação com todos os nutrientes e em quantidades adequadas, para que você possa ter um cardápio de qualidade e equilibrado em relação ao seu processamento.  

E aí, gostou do nosso conteúdo? Para ler sobre nutrição clique aqui.


Mais do ACidade ON